15 de novembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO 320

Efemérides 15 de Novembro
William Hope Hodgson (1877 - 1918)
Nasce em Blackmore End, Essex, Inglatera. Autor de short stories e romances, mais conhecido pela sua produção literária de sobrenatural e terror, quase sempre ligada ao mar, porque apenas com 17 anos começa a andar embarcado, também escreve ficção policiária. Num artigo sobre Hodgson, a famosa dupla que assina com Ellery Queen destaca dois livros de crime / detective do autor: Captain Gault (1917) 10 contos sobre um contrabandista moderno e Carnacki The Ghost Finder (1913), uma colectânea de 6 contos sobre um detective que investiga casas assombradas e outros fenómenos similares.


Jack Iams (1910 - 1990):
Samuel Harvey Iams Jr. nasce em Baltimore, Maryland, EUA. Jornalista, repórter, correspondente, editor, crítico televisivo e escritor. Sob o pseudónimo Jack Iams publica 13 romances policiários, alguns protagonizados por Stanley “Rocky” Rockwell um investigador privado do Ohio: Do Not Murder Before Christmas (1949), A Shot of Murder (1950) e What Rhymes With Murder? (1962).


Elliott Chaze (1915 – 1990)
Lewis Elliott Chaze nasce em Mamou, Louisiana, EUA. Começa a sua carreira jornalística como repórter e mais tarde como editor. Escreve short stories e 9 livros policiários, 2 deles da série Kiel St. James: The Catherine Murders (1984) também editado com o título Yesterday, e Little David (1985).


June Drummond (1923 - 2011)
Nasce em Durban, África do Sul. Jornalista, durante seis anos vive em Londres, onde publica o seu primeiro livro The Black Unicorn (1959). A autora, muito popular na África do Sul, EUA e Reino Unido, tem 30 livros policiários editados, um deles postumamente: Dead Shot (2011).


Maria Elisabeth Straub (1943)
Nasce em Pinneberg Schleswig-Holstein, Alemanha. Escreve desde 1970 e em 1985, em parceria com Martina Borger, começa a trabalhar como argumentista para uma série televisiva com grande sucesso. A parceria mantem-se e a partir de 2001 publicam vários livros policiários e em 2002 ganham o Wiesbadener Frauenkrimipreis, — prémio literário alemão que distingue a ficção policiária escrita por mulheres — com o livro Kleine Schwester (Irmãzinha em tradução literal). Maria Elisabeth Straub ganha o Agatha-Christie-Krimipreis, no primeiro ano em que o prémio é criado — 2003. Este prémio é atribuído por uma revista alemã e pela editora Scherz ao melhor conto policiário do ano. Surpreendentemente, este conto da escritora tem o título original A Conta Se Faz Favor!. O Policiário de Bolso investigou e conseguiu descobrir que a acção do conto decorre na ilha da Madeira e o turismo e a gastronomia da ilha marcam uma presença forte. Daí o título em português. A Conta Se Faz Favor! está publicado numa antologia de contos: Letzte Worte (Últimas Palavras, em tradução literal).

Sem comentários:

Enviar um comentário