18 de novembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO 323

Efemérides 18 de Novembro
W. Murdoch Duncan (1909 1976)
William Murdoch Duncan nasce em Gasglow, Escócia. Autor prolífico usa vários pseudónimos para escrita dos seus romances policiários. Como W. Murdoch Duncan escreve 24 livros e cria várias séries: série Dreamer, protagonizada pelo Superintendent Donald Reamer, com 13 títulos; série Greensleeves, com 3 títulos, série MacNeill, com 3 títulos; série Laurie Hume com 3 títulos; série Leslie também com 3 títulos; série Mr.Gilly série Superintendent Gaylord com títulos cada. Com o pseudónimo John Cassells escreve 32 romances protagonizados pelo Inspector Flagg, 21 livros da série Ludovic Saxon - The Picaroon e ainda mais 4 romances policiários. Sob o pseudónimo Neill Graham escreve The Temple Of Slumber (1950), 37 livros da série James "Solo" Malcolm e 7 livros da série Mr. Sandyman. Com o pseudónimo
Peter Malloch publica 33 romances com o personagem Dave Norton. Com o pseudónimo Lovat Marshall escreve 29 livros da série Sugar Kane. Usa ainda os pseudónimos John Dallas para escrever The Night Of The Storm (1961) e Red Ice (1973) e, por fim, Martin Locke para The Vengeance Of Mortimer Daly (1961). Em Portugal é possível encontrar registo das seguintes edições:
W. Murdoch Duncan
1 – Um Tiro de Madrugada (1965) Nº137 Colecção Grandes Mistérios, Edições Romano Torres. Título Original: The Nightawk (1962). É o 2º livro da série Superintendent Gaylord
2 – A Hora Do Bispo (1965) Nº153 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Hour Of The Bishop (1964)
3 – Morte Na Aldeia (1967) Nº174 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: Presenting The Dreamer (1966). É o 4º livro da série série Dreamer / Superintendent Donald Reamer.
4 – Problema Para O Sonhador (1969) Nº187 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: Presenting The Dreamer (1967). É o 5º livro da série série Dreamer / Superintendent Donald Reamer.
5 – Desafio Ao Sonhador (1971) Nº197 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: Challenge For The Dreamer (1969). É o 8º livro da série série Dreamer / Superintendent Donald Reamer.
6 – O Estrangulador (1972) Nº199 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Dreamer Intervenes (1968). É o 6º livro da série série Dreamer / Superintendent Donald Reamer.

John Cassells
1 – Desafio Ao Inspector Flagg (1985) Nº199 Colecção Distribolso Policial, Editorial Distri. Título Original: Quest For Superintendent Flagg (1975). É o32º livro (e último) da série Inspector Flagg
2 – O Máscara Azul (1966) Nº Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Blue Mask (1964).

Peter Malloch
1 – Fugindo À Morte (1965) Nº196 Colecção Grandes Mistérios, Edições Romano Torres. Título Original: Hardiman's Landing (1962). É o 2º livro da série Superintendent Gaylord.
Lovat Marshall
1 – Os Mortos Não Falam (1967) Nº Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Dead Are Silent (1966).




TEMA — FICÇÃO CIENTÍFICA — BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (58-61)

Volume 58 — Hothouse (1962) de Brian Aldiss

Brian Wilson Aldiss nasceu em 1925 em Norfolk, Inglaterra, fez parte do exército britânico no Oriente durante a II Guerra Mundial, foi director literário do Oxford Mail, publicando em 1954 o meu primeiro conto de Ficção Científica, Criminal Record, a partir do qual se dedicou ao género com determinação.
Vanguard From Alfha, Bow Down To Nul, The Airs of Earth, Nor For an Age, Frankenstein Unbound, Enemies of the System, Moreau’s Other Island, etc. são obras de relevante sucesso.
Excelente ensaiador e historiador do género, são de extrema importância The Shape of Further Things: Speculations on Change (1970), Billion Year Spree: The History of Science Fiction (1973) e The Pale Shadow Of Science (1985).
É um autor bastante premiado.

Hothouse é Prémio Hugo de 1962. A muitos milhares de anos no provir, numa época de magníficas estradas… uma época também de perigosas viagens aos planetas mais próximos, o Sol entrou na fase destrutiva e a Humanidade sucumbiu a uma estranha doença A Natureza passou a então a senhora suprema de tudo. O desenvolvimento vegetal tomou o lugar de todos os extintos animais e movimenta-se pela Terra livre como vegetais-animais. Neste mundo a criança-homem verde da floresta tem a- sua aventura.

Ficha Técnica
A Longa Tarde da Terra
Autor: Brian Aldiss
Tradução: Maria de Lurdes Medeiros
Ano da Edição: 1986
Editora: Gradiva
Colecção: Contacto
Páginas: 279
 



Volume 59 — Way Station (1963) de Clifford D. Simak
(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para informações sobre o autor clicar AQUI)
Não existe nada de estranho em Enoch Wallace. Nada, excepto que tem 124 anos, é veterano da Guerra de Sucessão Americana, não aparenta a idade que tem e não envelhece nunca. É guarda da estação de trânsito galáctico, um ponto onde se cruzam, repousam e partem todas as inimagináveis formas de vida que constituem a civilização interestelar.
A tecnologia alienígena tornou indestrutível a estação, todavia alguma e coisa existe que torna altamente com prometedora a segurança e solidão de Enoch.

Ficha Técnica
http://coleccaoargonauta.blogspot.pt/
Estação de Trânsito
Autor: Clifford D.Simak
Tradução:
Ano da Edição:
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta Nº130-A

Ficha Técnica
Estação de Trânsito
Autor: Clifford D. Simak
Tradução: Gilberto Almeida
Ano da Edição: 1964
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Vampiro de Bolso Nº200
Páginas: 221
Nota: Volume Duplo


Nota Policiário de Bolso:
O livro Estação de Trânsito foi publicado em Portugal na Colecção Argonauta com o Nº130 A. Estação de Trânsito fez também parte do Nº200 da Colecção Vampiro, também editada pela Livros do Brasil, numa edição dupla especial que inclui também O Caso da Vela Torcida de Erle Stanley Gardner.



Volume 60 — The Wanderer (1964) de Fritz Leiber
(é o 3º livro do escritor incluído na Biblioteca. Para informações sobre o autor e sobre o 1º volume clicar AQUI e para o 2º volume clicar AQUI

Um corpo celeste desconhecido, baptizado como O Vagabundo aproxima-se da Terra, ocasionando maremotos, erupções vulcânicas, provocando o pânico geral entre os humanos. Descobre-se, porém, que o Planeta errante não é um asteróide mas uma gigantesca nave tripulada por uma raça de gatos inteligentes.
Premiado com o Hugo 1964.



Volume 61 — The Crystal World (1964) de J. B. Ballard
(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para informações sobre o autor e 1º livro clicar AQUI)


Em The Crystal World todos os organismos vivos se transformam em seres de cristal em virtude de uma alteração do tempo e do espaço.
Surpreende o ódio-amor que verificamos nos protagonistas ballardianos frente à catástrofe que devem afrontar, já que tudo parece sugerir que a morte seja mais bela que a vida. Como surpreende a indiferença do autor aos factos científicos, mas no devemos pôr de parte o conhecimento de que Ballard é um dos autores que a partir de 1966 se integra no movimento da “New Worlds”, dominado pela ficção científica especulativa.
O livro é, de resto, fascinante pelo imprevisível.


http://coleccaoargonauta.blogspot.pt/

Ficha Técnica
O Mundo de Cristal
Autor: J. G. Ballard
Tradução: Eurico da Fonseca
Ano da Edição: 1967
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta Nº115

Ficha Técnica
O Mundo de Cristal
Autor: J. G. Ballard
Tradução: Filipe Jarro
Ano da Edição: 1986
Editora: Caminho
Colecção: Caminho de Bolso, Ficção Científica Nº23
Páginas: 197


Sem comentários:

Enviar um comentário