24 de junho de 2012

CALEIDOSCÓPIO 176

EFEMÉRIDES – Dia 24 de Junho
Lawrence Block (1948 –)
Nasce em Buffalo, New York, EUA. Inicia-se na narrativa policiária em 1957 com o conto You Can’t Lose. Tem publicados mais de 50 romances e mais de 100 short stories, e tem sido distinguido com dezenas de nomeações e prémios literários, sendo actualmente considerado um dos maiores escritores do género. Com uma preferência especial pelos mistérios de quarto fechado e pela cidade de Nova Iorque, cria a série Matt (Mattew) Scudder, um ex-polícia durão e alcoólico que investiga crimes vulgares em 17 romances e um livro de contos publicados entre 1976 e 2011; a série Bernie Rhodenbarr, um ladrão que protagoniza 10 livros e algumas short stories enquadradas numa narrativa policiária com humor. Escreve ainda as séries Evan Tanner, com 8 títulos publicados, e Keller, com 4 livros editados e o 5º agendado para o próximo ano. Lawrence Block, que tem várias obras adaptadas ao cinema, usa os pseudónimos Chip Harrison, Jill Emerson, Paul Kavanagh e Sheldon Lord, este em co-autoria com o escritor Donald E Westlake. Em Portugal estão editados alguns livros do autor, os mais recentes pela Livros Cotovia (clicar)
1 – O Caso Das Raparigas Fotografadas (1962), Nº50 Colecção Enigma, Editora Ática. Título Original: Markham (1961), também editado com os títulos The Case of the Pornographic Photos e You Could Call it Murder.
2 – A Mulher De Duas Caras (1963), Nº55 Colecção Enigma, Editora Ática. Título Original: Death Fulls A Duble Cross (1961), também editado com o título Coward's Kiss.
3 – Lua De Mel Sangrenta (1969), Nº119 Colecção Enigma, Editora Dêagá. Título Original: Deadly Honeymoon (1967).
4 – Oito Milhões De Maneiras De Morrer (1988), Nº76 Colecção Caminho de Bolso – Policial, Editorial Caminho. Título Original: Eight Million Ways To Die (1982) É o 5º livro da série Matt Scudder, galadorado com o Shamus Awards Best Novel.
5 – Os Ladrões Não Podem Escolher (2005), Nº1 Colecção Vampiro Gigante — Obras de Lawrence Block, Livros do Brasil. Título Original: Burglars Can’t Be Choosers (1977). É o 1º livro da série Bernie Rhodenbarr.
6 – O Ladrão Que Estudava Espinosa (2011), Colecção Gato Preto, Livros Cotovia. Título Original: The Burglar Who Studied Spinoza (1980). É o 4º livro da série Bernie Rhodenbarr.
7 – Uma Punhada No Escuro (2011), Colecção Gato Preto, Livros Cotovia. Título Original: A Stab In The Dark (1981). É o 4º livro da série Bernie Rhodenbarr.
8 – Na Linha Da Frente (2011), Colecção Gato Preto, Livros Cotovia. Título Original: Out On The Cutting Edge (1989), É o 7º livro da série Bernie Rhodenbarr.

June Thomson (1930)
June Valerie Thomson nasce em Rettendon, Essex, Inglaterra. Em 1971 publica o primeiro romance policial Not One Of Us, que curiosamente é editado nos EUA, e só depois em Inglaterra. Com ele inicia a série Inspector Finch (baptizado Rudd na edição americana), polícia de uma pequena localidade inglesa especialista em conduzir investigações nas comunidades rurais impenetráveis a estranhos, com a ajuda do Sargento Tom Boyce; a série tem 20 títulos publicados entre 1971 e 2006. A autora escreve também 7 livros de short stories de pastiches de Sherlock Holmes editadas entre 1990 e 2004 e com mais 1 livro agendado The Secret Archives of Sherlock Holmes, para Setembro deste ano. June Thomson tem a sua obra traduzida em vários países, e em Portugal estão editados:
1 – Tempo De Álibi (1985), Colecção Distribolso, Distri Editora. Título Original: Alibi In Time (1980). É o 7º livro da série Inspector Finch.
2 – Um Estranho (1985), Nº79 Colecção Livros de Bolso / série Clube do Crime, Publicações Europa-América. Título Original: Not One Of Us (1971). É o 1º livro da série Inspector Finch.
2 – Flores Não, Por Favor (1989), Nº86 Colecção Livros de Bolso / série Clube do Crime, Publicações Europa-América. Título Original: No Flowers By Request (1987). É o 13º livro da série Inspector Finch.
2 – Vingança Adiada (1990), Nº22 Colecção Álibi – Série Especial. Edições 70,. Título Original: The Long Revenge (1974). É o 3º livro da série Inspector Finch.
2 – Acima De Qualquer Suspeita (1990), Nº27 Colecção Não Incomode. Editora Gradiva. Título Original: Shadow Of A Doubt (1981). É o 8º livro da série Inspector Finch.
2 – Despojos Do Tempo (1989), Nº101 Colecção Livros de Bolso / série Clube do Crime, Publicações Europa-América. Título Original: The Spoiks Of Time (1989). É o 15º livro da série Inspector Finch.
2 – Os Arquivos Secretos De Sherlock Holmes (1993), Círculo de Leitores. Título Original: The Secret Files Of Sherlock Holmes (1990).
2 – Os Diários Secretos De Sherlock Holmes (1994), Círculo de Leitores. Título Original: The Secret Journals Of Sherlock Holmes (1993).


TEMA — CONTO POLICIÁRIO — A CAUSA PERDIDA
O coronel Buck fundara a cidade Bucksport, motivo pelo qual fora nomeado juiz. Era um homem justo à sua maneira, severo em demasia, que queria na sua cidade, pureza, e que não houvesse crimes e violência, pelo qual a cidade era tida como deusa da tranquilidade.
Um dia, porém, foi encontrado o corpo de uma mulher terrivelmente mutilado, faltavam o pé e a perna esquerda. A cidade em peso clamou contra o assassínio. Ninguém sabia a causa do crime, nem a quem apontar a atrocidade. Alguém teria que pagar pela afronta — tanto o juiz como o povo estavam certos disso.
A vítima era viúva do antigo proprietário da padaria e vivia só, numa pequena casa com um jardinzinho florido e as suspeitas incidiam sobre um homem que morava sozinho numa velha cabana. Trabalhava em pequenos serviços ocasionais e limpara o jardim da vítima de que recebera uma moeda e fora presenteado com o cesto de fruta, encontrado na cabana — a isso se resumia a prova para o juiz que sem titubear, o considerou culpado, condenando-o à morte por enforcamento. Bem alto gritou o pobre homem a sua inocência, em vão, com o laço no pescoço, vendo que não era ouvido, jurou que se fosse enforcado, a perna e o pé que faltavam ao cadáver, seriam gravados na sepultura do juiz. A ameaça não resultou e o juiz balançado na ponta da corda, voltou serenamente para casa e para os seus afazeres, certo de haver feito justiça.
Mas a morte, apressada, levara-lhe a vida, não havia passado uma semana sobre a execução. P povo atónito pela morte inesperada do juiz em seguida à execução, da execução que sentenciara, lembrou-se da maldição do enforcado. Passou a vigiar a pedra cinzenta do túmulo, tentando ver algum sinal. Era uma peregrinação constante, não por homenagem ao sepultado, mas por superstição em relação à jura do enforcado.
Um dia peganhento de chuva invernal, que não afastava os peregrinos, apareceram claras e distintas incrustadas na lápide, molhada, os contornos de uma perna e de um pé de mulher. O povo dividiu-se: uns diziam que era o musgo que nascera na sepultura que precisava de limpeza, outros, que era brincadeira de rapazes, porém todos ficaram aliviados quando os trabalhadores conseguiram eliminar a marca, usando areia e pedra-pomes.
Pouco tempo depois a marca voltou a aparecer. Durante longo tempo, várias tentativas foram feitas no sentido de limpar tão estranha marca, mas tudo em vão; parecia que uma força vinda do fundo da sepultura insistia em reforçar os traços. Os trabalhadores da cidade, já sem esperança desistiram da limpeza.
As notícias correm: agora as peregrinações são externas à cidade.
Talvez alguém possa dar uma explicação satisfatória para a estranha gravação: até agora ninguém apareceu para provar que a maldição não se havia cumprido…
M. Constantino

Sem comentários:

Enviar um comentário