17 de julho de 2012

CALEIDOSCÓPIO 199

EFEMÉRIDES – Dia 17 de Julho

Erle Stanley Gardner (1889 - 1970)
Erle Stanley Gardner

Nasce em Malden, Massachusetts. EUA. Advogado ligado à área dos Direitos Civis torna-se autor de livros policiários, de crime e de viagens. Escreve sob o sob nome ou utiliza vários pseudónimos:
Kyle Corning, Charles M. Green, Carleton Kendrake, Charles J. Kenny, Les Tillray, Robert Parr e A.A. Fair, sendo este último o mais conhecido. Erle Stanley Gardner é considerado um dos mestres americanos da ficção policiária. Os seus livros são recheados de enredos intrincados, mudanças inesperadas e surpresas. Publica perto de centena e meia de livros, dos quais 85 têm como personagem principal o famoso advogado Perry Mason, mais tarde adaptado a um popular série televisiva. O primeiro livro de Perry Mason The Case of the Velvet Claws é publicado em 1933. Também sob o seu nome real cria as séries Terry Clane e Doug Selby. Como A. A. Fair escreve a série Donald Lam e Bertha Cool, com 29 títulos editados entre 1939 e 1970 (ver TEMA no final). Os outros pseudónimos são principalmente utilizados para assinar as mais de 200 short stories publicadas em revista de especialidade, — Black Mask, Detective Story e Detective Fiction Weekly — onde Ed Jenkins, (The Phantom Crook), Lester Leith e Ken Corning são os personagens mais populares. Dizem os números que no auge de sua popularidade o autor vende uma média de 26.000 exemplares de seus romances e novelas por dia. Tem várias obras adaptadas ao cinema e em 1953 o seu livro Court of Last Resort recebe o Edgar Award na categoria de Best Fact Crime e em 1962, Erle Stanley Gardner, é distinguido com o título Grand Master. Em Portugal a obra do autor conta com mais de 100 títulos traduzidos, e tem vindo a ser editada pela Livros do Brasil desde os anos 40, na Colecção Vampiro e na Colecção Obras Escolhidas de E. Stanley Gardner e A.A Fair. O Caso Das Garras De Veludo (The Case of the Velvet Claws) é o Nº3 da Vampiro, publicado na 1ª edição em Junho de 1947.

Michael Gilbert (1912 – 2006)
Michael Francis Gilbert nasce em Billinghay, Lincolnshire, Inglaterra. Advogado e autor de policiários é um dos escritores britânicos com uma das carreiras literárias mais longas. Durante quase 60 anos escreve contos e romances de espionagem, thrillers e mistério / detective. Publica cerca de 30 romances, centenas de contos e várias peças para teatro, rádio e televisão. O primeiro livro publicado pelo autor, Close Quarters, em 1947, é também o primeiro da série Inspector Hazelrigg, mas seus livros mais conhecidos são Smallbone Deceased (1950) e The Night of the Twelfth (1976). Michael Gilbert é membro fundador da British Crime Writers Association; em 1988 é premiado com o Grand Master Award dos Mystery Writers of America e em 1990 com o Life Achievement Anthony Award, dois dos maiores galardões que distinguem a carreira literária de grandes mestres do policiário. Em Portugal é possível encontrar registo das seguintes edições:
1 - A Chave do Enigma (1952), Nº12 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: Death Has Deep Roots (1951). É o 5º livro da série Inspector Hazelrigg.
2 – Crime No Campo 127 (1954), Nº82 Colecção Vampiro, Editora Livros do Brasil. Título Original: Death In Captivity (1952), editado também com o título The Danger Within.
3 - Agitação (1989), Nº21 Colecção Não Incomode, Gradiva. Título Original: Trouble (1987).

Caroline Graham (1931)
Nasce em Nuneaton, Warwickshire, Inglaterra. Dramaturga, argumentista e autora de romances policiários é conhecida nesta área pela série Inspector Chefe Barnaby O primeiro romance do Inspector Barnaby é The Killings at Badger's Drift, publicado em 1987 e desde então a autora escreve mais 6 livros; o mais recente A Ghost In The Machine publicado em 2004. Os cinco primeiros livros da série estão adaptados à televisão em 5 episódios sob o nome de Midsomer Murders. The Killings at Badger's Drift está incluído na lista dos 100 melhores romances de sempres da Crime Writers Association, recebe em 1988 uma nomeação para o Agatha Award, em 1989 uma nomeação para o Anthony Award e nesse mesmo ano recebe Macavity Award para Best First Novel.

Stephen Greenleaf (1942)
Stephen Howell Greenleaf nasce em Washington, D.C., EUA. Formado em Direito, ex procurador do estado da Califórnia cria John Marshall Tanner, um detective privado de San Francisco que surge em 1979 em Grave Error e é o personagem principal de 14 livros, todos do estilo romance negro – hard boiled; Escreve ainda: The Ditto List (1985) e Impact (1989). O autor é nomeado para o Shamus Awards em 1997 e 2001 respectivamente com Flesh Wounds e Ellipsis e também para o Edgar Award em 2000 com Strawberry Sunday.

TEMA — PERSONAGEM DE GARDNER — DONALD, O “MEIA LECA”
De M. Constantino
Donald Lam não tem aspecto de detective. É um rapazinho gentil, com muitas ideias, franzino, cerca de 62 Kg de peso e aproximadamente 30 anos, corajoso, activo. Tinha dois cêntimos no bolso e há dois dias que não comia — as agências de colocação não podiam ou não queriam fazer nada por ele — quando em 1939 se apresentou na agência de investigação de Bertha Cool. Esta, pelo contrário, é uma mulher avantajada de mais de sessenta anos, cabelos grisalhos, olhos cinzentos, e uma expressão falsamente benigna no rosto. Nada tem de suave. Alta, bem provida de carnes e peso, tem pescoço e ombros largos, peito forte, grandes braços e apetite… pelo comer e pelo dinheiro, que regateia até ao último cêntimo… Usa vestidos largos, deixando-lhe o aspecto de um pudim de geleia e sentada, tem a majestosidade de uma montanha coberta de neve, inamovível e a segurança de um cilindro
É esta mulher, viúva de Henry Cool, glutona, ávida pelo dinheiro, usando boquilha de marfim e as mãos cheias de jóias cintilantes, que aceita empregar Lam como investigador da sue agência.
Donald, um “meia-leca” que tem miolos, não tem mais que 1,62 m de altura, bonito, cabelos escuro ondulado e olhos meigos, muitas vezes ornados de negro por um murro ocasional, ou mesmo frequente, exerce sobre as mulheres uma notável atracção, não resiste à tentação de derrubar certas teorias legais defendidas pelo Conselho de Ordem dos Advogados, daí, que tendo anteriormente sido advogado em serviço nos tribunais, foi irradiado por aquela ordem acusado de violar a ética profissional: afirmava ser passível cometer Um crime de morte sem que pessoa alguma pudesse acusar o assassino.
Na verdade, estudara uma série de truques legais, sabia servir-se deles, e frequentemente usava-os nos casos que lhe apareciam.
Quando foi recrutado para investigador, não usou o seu nome verdadeiro, pelo que Donald Lam é um pseudónimo, todavia só Bertha conhece esta particularidade e nunca a citou, recusa-se mesmo a admitir que a conhece.
Lam tem dois princípios sagrados:

Se alguém pretende fazer troça de mim, descubro o meio de o impedir e quando menos espera, ele já está arrependido. Não hesito em utilizar golpes baixos, quando é preciso. Sou até muito forte nesse jogo… um anão tem, por vezes, tendência em agir com mesquinhez.

A minha mania é precisamente inventar planos legais. Não foi o gosto de aventura que me atraiu para a investigação, tão só a possibilidade de comer duas vezes por dia sem saber onde dormir noite.

O facto de sair sempre vencido numa luta, não o impede de desvendar os mais complicados mistérios de que é encarregado. E a circunstância de Mrs. Cool pagar a um, mestre japonês — Hashita — para lhe dar lições de Jiu-Jitsu, para o qual mostra boas possibilidades, não impede os contínuos olhos negros ou nariz esborrachado…
“Uma migalha de gente sempre a apanhar” — diz Bertha Cool que, acaba por lhe dar sociedade na agência de detectives Cool & Lam; uma agência que aceita todos os casos, trabalhos menos ortodoxos, que não se dedica a clientela normal, preferindo casos raros e complicados.
Elsie Brand, a loura dactilógrafa de Cool, passa mais tarde a secretária privada do Lam e a sua eterna namorada.
Tem em Frank Sellers, sargento detective da polícia de Los Angeles, a sua sombra negra.
As investigações de Donald Lam, com algumas intervenções de tino “forte” de Bertha, inicia-se com The Bigger They Come (1939), E somam-se por algumas-dezenas, nos quais se salientam:

(Nota Policiário de Bolso: todos os títulos que se seguem estão editados na Colecção Vampiro de Bolso da Editora Livros do Brasil. O número inicial é o Nº da referida colecção).

87 – Divórcio Sangrento (The Bigger They Come, 1939)
96 - Jogo, Mulheres e Morte (Spill the Jackpot, 1941)
119 - O Apartamento Fatídico (Owls Don't Blink, 1942)
170 - Cuidado com as Curvas (Beware With Curves, 1956)
179 - O Riso da Morte (You Can Die Laughing, 1957)
195 - Só a Morte as Detêm (Some Women Can't Quit, 1960)
217 - A Beleza é uma Armadilha (Bachelors Get Lonely, 1961)
231 - Fim de Semana com a Morte (Try Anything Once, 1962)
251 - Armadi1ha para um Detective (Shills Can´t Cash Chips, 1961)
256 – Pegar ou Largar (Fish or Cut Balt, 1963)
262 - Morte à Sexta-feira. (Fools Die on Friday, 1967)
268 – Algumas Não Esperam (Some Women Won't Wait, 1953)
272 - Noves Fora, Morte (The Count of Nine, 1958)
281 – Tentação Perigosa (Top of the Heap, 1952)
294 – As Viúvas andam de Luto (Widows Wear Weeds, 1966)
304 - Morte em Barras de Ouro (Gold Comes in Bricks, 1940)
314 - Fortuna Indesejável (Traps Need Fresh Bait, 1967)
319 - Procura-se Mulher (All Grass Isn't Green, 1970)
329 - Truque Falhado (Up for Grabs, 1964)
339 - Os Morcegos Voam ao Anoitecer (Bats Fly at Dusk, 1942)
352 - Sobre Brasas (Turn on the Heat, 1940)
357 - Tudo ou Nada (Double or Quits, 1941)
361 - Os Ciúmes de Minerva (Some Slips don't Show, 1957)
365 - De Noite todos os Gatos São Pardos (Cate Prowl at Night,1943)
374 - O Machado Denunciante (Give ‘em the Ax, 1944)
379 - Morte Verde (Crows Can’tt Count, 1946)
388 - O Cadáver- sem Rosto (Pass the Gravy, 1959)
395 - Divórcio Envenenado (Cut Thin to Win, 1965)
411 – As Vidraças da Morte (Bed Rooms Have Windows, 1949)

Sem comentários:

Enviar um comentário