10 de agosto de 2012

CALEIDOSCÓPIO 223

Efemérides 10 de Agosto
Hugh Pentecost (1903 - 1989)
Judson Pentecost Philips nasce em Northfield, Massachusetts, EUA. Escreve mais de uma centena de policiários — mistério e detective — utilizando o seu nome, Judson Philips ou sob os pseudónimos Hugh Pentecost e Philip Owen. É como Hugh Pentecost que cria os seus personagens mais carismáticos, apresentados em TEMA neste Caleidoscópio.É ainda autor de sort stories e de várias peças radiofónicas. Em 1947 é eleito presidente dos Mystery Writers of America (MWA); 1973 é premiado com o Grand Master Award, o mais alto galardão dos MWA; em 1982 recebe o Nero Award por Past, Present And Murder. É possível encontrar registo para as seguintes edições em Portugal
Hugh Pentecost
1 – A Sombra Do Medo (1965), Nº155 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Shape Of Fear (1964). É o 2º livro da série Pierre Chambrun.
2 – Ameaça Invisível (1966), Nº162 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Tarnished Angel (1963).
3 – Matar Ou Não Matar (1968), Nº81 Colecção Rifii, Editora Íbis. Título Original: Choice Of Violence (1964). É o 1º livro da série George Crowder.
4 – O Mal Que Os Homens Fazem (1968), Nº99 Colecção Rifii, Editora Íbis. Título Original: The Evil That Men Do (1969). É o 3º livro da série Pierre Chambrun.
                            
Judson Philips
1 – As Asas Da Loucura (1969), Nº184 Colecção Rifii, Editora Íbis. Título Original: The Wings Of Madness (1967).


Dorothy B. Hughes (1904 – 1993)
Dorothy Belle Flanagan Hughes nasce em Kansas City, Missouri, EUA. Jornalista e crítica literária, pública o primeiro livro policiário em 1940: The So Blue Marble. No total escreve 14 romances policiários; destacam-se: The Fallen Sparrow (1942) — um romance de espionagem, adaptado ao cinema; The Blackbirder (1943) — considerado um clássico do romance negro policial; In A Lonely Place (1947), adaptado ao cinema em 1950, num filme dirigido por Nicholas Ray e protagonizado por Humphrey Bogart com o título em Portugal Matar ou não Matar. A autora, popular nas décadas de 40 e 50, escreve ainda um estudo crítico sobre Stanley Gardne em 1978: Erle Stanley Gardner - The Case Of The Real Perry Mason. Em 1951 recebe um Edgar Award (categoria: Outstanding Mystery Criticism) pelas críticas literárias publicadas no Albuquerque Tribune e no Angeles Daily News. Em Portugal estão editados:
1 – O Urso Estrábico (1965), Nº41 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Shape Of Fear (1964). É o 2º livro da série Pierre Chambrun.
2 – A Loira Do Bar De Bambu (1965), Nº58 Colecção Xis, Editorial Minerva. Título Original: The Shape Of Fear (1964). É o 2º livro da série Pierre Chambrun.


John Bonett (1906 – 1989)
John Hubert Arthur Coulson nasce em Longbenton, Tynemouth, Inglaterra. Escreve em colaboração com a mulher, Felicity Carter, 8 livros policiários sob o pseudónimo
John e Emery Bonett: Dead Lion (1949), A Banner For Pegasus (1951), No Grave For A Lady (1959), Better Dead (1964), The Private Face Of Murder (1966), This Side Murder (1967), The Sound Of Murder (1970) e No Time to Kill (1972). Individualmente escreve Perish the Thought publicado em1984. Os escritores, que passam a viver em Espanha, criam 2 personagens principais: o Inspector Salvador Borges e o Professor Mandrake.


TEMA — PERSONAGENS DE PENTECOST
Por M. Constantino
È fértil a contribuição de Hugh Pentecost na criação de personagens que protagonizam as sua excelente narrativas. Se não podemos esquecer figuras como Grant Simon,  Dr. John Smith, Luke Bredley, George Crowder, Tenente Pascal, Julien Quist, confesso ter especial admiração por John Jericho e Pierre Chambrun talvez por serem figuras bem distintas, mesmo opostas.
John Jericho
John Jericho, o gigantesco (1,90 m de altura e 120 kg de músculos), pintor formado na escola francesa, cabelos e barba vermelhos, defensor dos humildes e inimigo dos opressores. Com altos e baixos nos recursos económicos, é um bom samaritano dos detectives amadores contemporâneos e um eterno apaixonado.

Pierre Chambrun
Pierre Chambrun é um homenzinho baixo mas forte, moreno, de olhos pretos brilhantes, vivo, inteligente e hábil para ser o director do hotel de luxo Beaumont, em plena Nova Iorque — um mundo noutro mundo, um lugar sem paralelo em lugar algum do mundo. A decoração é perdulária, a reputação culinária é excelente e a sua adega de vinhos insuperável… é um lugar onde se pode estar em segurança (?) ainda que exista um sistema de protecção supervisionado por um ágil e sagaz Jerry Dadd. O Hotel Beaumont recorre à inteligência de Chambrun para a especialidade de detective amador para os casos, para fazer aquilo que compete à polícia oficial. Pierre Chambrun é lendário ainda em vida.


TEMA — BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (37)

Volume 37 — The Lovers (1952) de Philip José Farmer


Philip José Farmer (1918 - 2009), de nacionalidade norte-americana, de reputação confirmada, introdutor do tema sexo na Ficção Científica, apresenta uma obra vasta em temas vários, da religião às mitologias, odisseias espaciais, etc..
Relevam, no conjunto dos seus escritos, as obras em destaque, todavia, são bem aceites as suas várias séries: “mundos dos níveis” — World of Tiers — série iniciada em 1965 com o romance The Maker of Universes; “ mundo do rio” — Riverworld — iniciada em 1971 com To Your Scattered Bodies Go, colecção de relatos dispersos, uma ideia estupenda mas que o autor não aproveitou devidamente. Aliás é acusado de ser a maior decepção dos autores de Ficção Científica, porquanto foi um dos mais prometedores desde o início da sua carreira, cheio de talento e imaginação mas que enveredou pelo caminho fácil do comercial.

The Lovers é uma obra com extraordinário impacto na zona da Ficção Científica. Pela primeira vez abordado o tema das relações sexuais entre um humano, neste caso Yarrow, e uma extraterrestre aparentada biologicamente com os insectos. As consequências biológicas da união constituem o verdadeiro tema da obra, a sexualidade desempenha um lugar secundário…

http://coleccaoargonauta.blogspot.pt/

Ficha Técnica
Amor no Cosmos
Autor: Philip José Farmer
Tradução: Eurico da Fonseca
Ano da Edição: 1984
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta Nº318
Páginas: 204

Sem comentários:

Enviar um comentário