11 de janeiro de 2012

CALEIDOSCÓPIO 11

EFEMÉRIDES – Dia 11 de Janeiro
R.A.J. Walling (1869-1949)

Robert Alfred John Walling nasce em Devon Inglaterra. É jornalista e começa a carreira de escritor em 1908 com várias biografias; vinte anos mais tarde publica o primeiro romance policiário, That Dinner At Bardolph's (1928) prelúdio de uma carreira que atinge 28 livros, abordando todos os géneros policiários. Nos romances de enigma clássico figuram o detective privado Philip Tolefree e o seu parceiro James Farrar que surgem pela primeira vez em The Fatal Five Minutes (1932).


Manfred Bennington Lee (1905-1971)
Nasce em Brooklyn - New York. Forma com o primo Frederic Dannay uma dupla sob o pseudónimo Ellery Queen. Em 1928 concorrem e ganham o concurso organizado pela revista Mc Curie Magazine com o romance The Roman Hat Mystery (1929).
Em 1933 fundam e dirigem a Mystery League que cessou no quarto número. Porém, em 1941 já famosos face ao seu historial literário lançam Ellery Queen's Mystery Magazine com êxito absoluto e expansão mundial. Deve ser actualmente a mais antiga colecção de contos de várias tendências e géneros policiais, jamais publicada. Esta revista, para além dos romances publicados, é uma manifestação do interesse dos autores pelo género policiário, as várias antologias são hoje quase impossíveis de encontrar. A partir de 1935 expandem-se, mantêm um programa de rádio, passando mais tarde a Hollywood com uma série de filmes.
O protagonista, na quase totalidade dos seus escritos é Ellery Queen. Ellery é alto, em ombros largos e cintura estreita e flexível. Veste fato completo, elegante, habitualmente cinzento-escuro. Usa lunetas, as lentes sobre o nariz, nota imprevisível na silhueta atélica, mas visto de frente, os olhos revelam ser um homem de acção. Reside com o pai, o Inspector da Polícia Richard Queen num apartamento da rua 87, no West Side de Manhattan. Ellery é escritor mas, sobretudo é um incorrigível detective privado que quase nunca recebe remuneração pelos serviços prestados. Desenvolve a própria inteligência e o seu poder dedutivo quase sempre auxiliado pelo pai que recolhe os indícios. Ellery raciocina e encaixa as peças até chegar à solução final. Em princípio as histórias correspondem a uma linha de enigma, a perfeição de jogo é tal que se atreve frequentemente a fazer um desafio ao leitor convidando-o a identificar o assassino, uma vez que foram lançados todos os elementos de informação para o efeito. Ellery Queen, personagem de ficção, surge em 70 contos curtos e em 30 novelas com destaque para The French Powder Mystery (1930), The Dutch Shoe Mystery (1931), The Greek Coffin Mystery (1932), The Chinese Orange Mystery (1934) e, em especial, os que se desenrolam na imaginária cidade de Wrightville que aparece pela primeira vez em 1942 em Calamity Town, a predilecta de Ellery.
Os autores usando o pseudónimo de Barnaby Ross escrevem quarto romances: The Tragedy Of X (1932), The Tragedy Of Y (1932), The Tragedy Of Z (1933) e Drury Lane's Last Case (1933). Nesta série o protagonista é Drury Lane, um actor shakespeariano, retirado no seu castelo isabelino construído sobre o Hudson, e que funciona como detective auxiliar do Inspector Trumm.

Os livros de Ellery Queen venderam mais de 150 milhões de cópias em todo o mundo.

Sem comentários:

Publicar um comentário