12 de março de 2012

CALEIDOSCÓPIO 72

EFEMÉRIDES – Dia 12 de Março

Gordon Gordon (1906 – 2002)
Gordon Gordon nasce em Anderson, Indiana, EUA. É repórter, editor, publicista em Hollywood e agente de contra espionagem do FBI durante a 2ª guerra mundial. Em conjunto com a mulher, Mildred Nixon Gordon (1905 – 1979), forma uma dupla — The Gordons que escreve duas dezenas de romances de suspense e argumentos para filmes, com os personagens Gail e Mitch, D.C. Randall (The Cat) e o agente do FBI John Ripley. As obras de The Gordons recebem vários prémios e algumas são adaptadas ao cinema. O autor torna a casar em 1980 com Mary Dorr (1918 – 2004) e juntos escrevem Race For The Golden Tide (1983), The Hong Kong Affair (1998) e It Could Happen (2000) protagonizados ainda por John Ripley.





Carl Hiaasen (1953)
Nasce em Plantation, Florida, EUA. Jornalista de profissão, no início da década de 80, começa a escrever thrillers em parceria com William D. Montalbano: Powder Burn (1981), Trap Line (1982) e Death in China (1982), todos da série Black Lizard. O seu primeiro romance a solo é Turist Season (1986). Publica mais 14 romances de mistério e thrillers, oito dos quais são bestsellers. O autor, que também escreve livros infantis, está traduzido em 34 línguas. Um dos seus livros mais conhecidos é Strip Tease (1993) que foi adaptado ao cinema em 1996 com a direcção de Andrew Bergman e a actriz Demi Moore.



TEMA — BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (8-11)

8 — Last And First Men: A Story Of The Near And Far Future (1930) de Olaf Stapledon
William Olaf Stapedon (1886 - 1950) autor britânico, foi de mestre de escola a leitor de filosofia, psicologia, literatura de história da indústria na Universidade de Liverpool. Foi uma das mais profundas e entranhas imaginações da época, não menos entranho e profundo um criador de mitos ímpar. Em Last And First Men estabelece um paralelo entre a formação dos planetas, dois mil milhões de anos antes e os novos dois mil milhões futuros em que o homem desaparecera, transformando-se dezoito vezes, incluindo o aspecto que hoje apresenta para se converter num ser de amplos poderes cerebrais. Neste ponto, a morte perde todo o drama individual.
É absolutamente inimaginável a influência deste livro sobre os autores posteriores.






9 — Brave New World (1932) de Aldous Huxley


Aldous Huxley (1894-1963) escritor inglês que, no conjunto da sua produção, se situa entre os mais interessantes da literatura contemporânea no que tem de meditação filosófica e de intento de investigar e eliminar a crise espiritual da época Brave New WorldAdmirável Mundo Novo é um relato de antecipação, da classe das anti-utopias, condenando o materialismo da ciência como uma ameaça para os valores humanos. A acção desenrola-se no século VI DF (depois de Ford), onde o Estado tecnológico condiciona o comportamento individual desde a geração, por engenharia genética ao tratamento do feto, para fins distintos futuros. A vida processa-se à base de drogas, diversões, isenta de sexo, feliz, com excepções evidentemente. O livro trata de uma delas. Na mesma linha:Brave New World Revised, Island, After Many a Summer.
Ficha Técnica
Admirável Mundo Novo

Autor: Aldous Huxley
Ano da Reedição: 2007
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Dois Mundos
Páginas: 260
ISBN: 9789723828184



Volume 10 — Triplanetary (1934) de E. E. Smith
(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para ver o 1º volume e informações sobre o autor clicar
AQUI)


Triplanetary começou a ser publicada no Astounding Science Fiction. É o primeiro livro da série dos Lensman, portadores da jóia de Arísia, uma arma fabulosa que permite aos terrenos tomar parte activa na luta que desde o principio dos tempos opõe Arísia a Eddore. A Triplanetary seguem-se: First Lensman,Galtic Patrol,Gracy Lensman, Second Stage Lensman, Children Of The Lens e Manters Of The Wortex.

Ficha Técnica
Triplanetária

Autor: E. E. "Doc" Smith
Ano da Edição: 1979
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta, Nº259
Páginas: 260
ISBN: 9789723828184





Volume 11 — The Legion Of The Space (1934) de Jack Williamson
Jack Williamson (1908 - 2006) cujo verdadeiro nome completo é Jack Stewart Williamson, autor norte-americano de Ficção Científica, professor de Inglês, é um dos mais perfeitos cultivadores do género Space Opera, entre todos os que iniciaram a sua carreira nas revistas populares norte-americanas, tendo sido distinguido com o Grand Master Nebula Award e o Science Fiction Writers of America. Tem uma obra vasta, da qual é de realçar: The Legion Of The Space,The Cometeers e One Against The Legion.
Com mais de cinquenta anos ao sobre a sua primeira publicação, a presente obra mantém uma actualidade surpreendente. Uma raça extraterrestre consegue raptar uma jovem terrena, única possuidora de um segredo de uma arma fabulosa que pode ser utilizada contra a Terra até a sua completa aniquilação. Uma missão da Legião do Espaço capitaneada pelo jovem cadete John Star e outros três companheiros, tenta encontrar e resgatar a jovem das garras dos captores, tarefa nada fácil que os leva a percorrer uma multidão de mundos
M. Constantino

Sem comentários:

Enviar um comentário