15 de fevereiro de 2012

CALEIDOSCÓPIO 46

EFEMÉRIDES – Dia 15 de Fevereiro
B. M. Gill
(1921 – 1995)
Barbara Margaret Trimble nasce em Holyhead, Anglesey, País de Gales. É educada em Convent du Bon Sauveur e trabalha como professora. Escreve sob os pseudónimos B. M. Gill e Margaret Blake. Como B. M. Gill cria a série Inspector Maybridge que protagoniza 3 livros: Victims (1980), que nos EUA tem o título Suspect, Seminar for Murder (1985) e The Fifth Rapunzel (1991); escreve ainda mais 6 romances, com destaque para The Twelfth Juror (1984) e Nursery Crimes (1988) ambos nomeados para o Edgar Awards Best Novel. Como Margaret Blake escreve 8 livros num género que a crítica classifica como thrillers românticos.Em Portugal está editado Morto Por Te Conhecer (1991), o nº17 da Colecção Crime S.A. da Ulisseia; Título original: Dying To Meet You (1988).


Sax Rohmer (1883 – 1959)
Arthur Henry Sarsfield Ward nasce em Birmingham, Inglaterra. Criador do celebérrimo Doutor Fu Manchu em 1913 em The Mystery of Dr Fu-Manchu (também intitulado The Insidious Dr. Fu-Manchu, cria também outras personagens Paul Harley, Daniel "Red" Kerry, Gaston Max e Sumuru, num total de 41 romances policiários de mistério/detective. Neste género publica ainda 9 colectâneas de contos e 4 peças de teatro. Usa também o pseudónimo Michael Furey. Em Portugal estão editados:

Sumuru (1955), Livros do Brasil. Título original: Sumuru ou Slaves of Sumuru (1951)

Relíquia Sangrenta (1957), nº4 colecção Policial Corvo, António Lopes Ferreira
A Serpente de Jade (1957), nº13 Colecção Biblioteca Mocho, Organizações

O Sinistro Dr. Fu-Manchu (1975), Colecção Aventura, Portugal Press, mais tarde reeditado com o título:O Mistério do Doutor Fu Manchu (1979) nº1 da Colecção Círculo Negro, Editorial Veja.Título original : The Mistery of Doctor Fu Manchu (1913)
O Regresso do Dr. Fu-Manchu (1976) nº5 Colecção Aventura, Portugal Press,Título original: The Return of Dr. Fu-Manchu


Anthony Gilbert ( 1899 - 1973):
Lucy Beatrice Malleson nasce em Londres. Autora prolífica escreve cerca de 70 romances policiários a maioria protagonizados por Arthur G. Crook, um advogado /detective. Publica 30 peças de rádio e teatro. Utiliza ainda os seguintes pseudónimos: Kilmeny Keith, Lucy Egerton, Anne Meredith, e Sylvia Denys Hooke. Durante muitos anos a identidade de Anthony Gilbert é mantida em segredo e os leitores julgam que o autor é um homem. A sua escrita é caracterizada por uma trama hábil, diálogos e acção inteligentes sem violência exagerada. O livro The Woman in Red é adaptado ao grande ecrã em 1945 no filme My Name is Julia Ross.





Gregory Mcdonald (1937 – 2008)
Nasce em Shrewsbury, Massachusetts, EUA. Trabalha como jornalista no Boston Globe entre 1966 e 1973. No ano seguinte inicia uma série de nivelas policiárias protagonizadas por Fletch e caracterizadas por ironia e humor. No segundo romance entra um novo personagem, o Inspector da Polícia Francis Xavier Flynn. No total escreve 25 livros policiários, incluindo 9 da série Fletch e 3 mistérios sobre Flynn. Gregory Mcdonald Negritoé galardoado duas vezes com o famoso Edgar Allan Poe Award em em 1975, Fletch, com Best First Novel e em 1977 Fletch Confessed com Best Paperback Original. Em França, em 1997, recebe o prémio Trophées 813 para o melhor romance policiário estrangeiro por The Brave, escrito em 1991 e traduzido em francês em 1996 com o título Rafael, Derniers Jours.




TEMA — PERSONAGEM: FU MANCHU, O SENHOR DO MAL
De entre os criminosos mais temíveis criados pela ficção policiária, Fu Manchu é de certo o mais sinistro. Une ao mistério da sua personalidade o medo da sua presença e a angústia que irradiam das acções tenebrosas a que se impõe, reforçando o hoje esvaído perigo amarelo. Vestia uma folgada túnica amarela, de tonalidade idêntica ao seu rosto, crânio de cabelos rapados, mãos ossudas rematadas por unhas grandes, agudas como punhais. Infinitamente rico e inteligente, o doutor Fu Manchu é senhor de poderes ocultos, mestre do crime, o Senhor do Mal que ambiciona a conquista do mundo. Imponente e terrífico de figura esguia e gigantesca, chefe incontestável de poderosas seitas secretas, a sua ascendência aristocrática, que talvez remonte à longínqua dinastia Manchu, determina que honre a palavra dada, mau grado a perfídia da acção.
Maquiavélico e implacável no seu combate, tem como principal adversário Sir Denis Nayland Smith, que apesar do apoio do Dr. Petrie, abnegado cientista, e da sua bela esposa, escrava resgatada ao jugo do inimigo, não consegue contrariar a eterna ambição do maléfico opositor.
M. Constantino

Sem comentários:

Enviar um comentário