19 de março de 2012

CALEIDOSCÓPIO 79

EFEMÉRIDES – Dia 19 de MarçoPatrick Quentin (1912 – 1987)
Hugh Callingham Wheeler nasce em Hampstead, Londres, Inglaterra. Tradutor, poeta, dramaturgo fixa-se em 1934 nos EUA e naturaliza-se americano em 1942. Usa os pseudónimos Patrick Quentin, Q. Patrick e Jonathan Stagge. O escritor tem várias obras publicadas em colaboração com outros escritores Richard Wilson Webb, Martha Mott Kelley e Mary Louise White Aswell. Desta co-autoria destaca-se Richard Wilson Webb. Entre 1936 e 1960 são editados 39 romances policiários com os personagens Peter Duluth, Iris Duluth e tenente Timothy Trant; 8 policiários sob o pseudónimo Q. Patrick protagonizados também pelo tenente Timothy Trant; 9 policiários sob o pseudónimo Jonathan Stagge com o personagem Dr. Hugh Westlake e 1 colecção de short stories The Ordeal of Mrs.Snow and Other Stories (1961) premiada com o Special Edgar Award atribuída pelo Mystery Writers of America.



Joe L. Hensley (1926 – 2007)
Joseph Louis Hensley nasce em Bloomington, Indiana, EUA. Jornalista, advogado, juiz e procurador, começa a escrever ficção científica e policiários sob os pseudónimos as Joe L. Hensley e Louis J. A. Adams, este último em parceria com Alexei Panshin. Muitos dos seus livros são protagonizados por advogados que solucionam crimes. Entre 1971 e 2001 publica 13 livros da série Donald Roback. Escreve ainda mais 7 romances e 2 colecções de contos Snowbird's Blood (2008) é o último livro editado deste autor.


Angus Ross (1927)
Kenneth Giggal nasce em Dewsbury, Yorkshire Inglaterra. Usa o pseudónimo Angus Ross na escrita de romances de espionagem. Publica o primeiro livro em 1970, The Manchester Thing, também editado com o título The Manchester Connection, o início da série Marcus Aurelius Farrow que tem um total de 18 livros. Escreve ainda mais 3 romances: A Bad April (1984), Doom Indigo (1989) e Last One (1992).






TEMA — BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (12-14)
Volume 12 — Odd John (1935) de Olaf Stapledon
(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para ver o 1º volume e informações sobre o autor clicar
AQUI)
Odd John, pode sintetizar-se no tema de uma raça de super-homens perseguida pelos normais, o que significa legitimar a paternidade de um dos temas mais típicos da Ficção Científica. Neste livro narra-se a história de um mutante superior que com alguns da sua classe intenta fundar uma colónia numa ilha do Pacífico, com toda a oposição dos homens normais.




Com humor e ironia, narra-se em Válka s mloky, título original — War With The Newts em inglês — o descobrimento da utilidade das salamandras como mão-de-obra, a sua rápida aprendizagem e aquisição de conhecimentos intelectuais capazes de rivalizar com os homens. Capek relata o esforço e progresso dos sáurios, os confrontos com os homens até à obtenção dos direitos de cidadania, por fim a rebelião e luta entre as duas raças inteligentes do planeta (homens e salamandras) com o simples argumento de que não há na Terra espaço suficiente para os dois grupos.
War With The Newts, A Guerra das Salamandras entre nós é uma novela clássica de excelente temática, que mantém viva a sua frescura ao longo do tempo.

 

Ficha Técnica
A Guerra das Salamandras
Autor: Karel Čapek
Ano da Edição/reedição: 2009
Editora: Europa-América
Colecção: Grandes Clássicos do Século XX
Páginas: 240
ISBN: 9789721059771


Volume 13 —Válka s mloky (1936) de Karel Čapek
(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para ver o 1º volume e informações sobre o autor clicar
AQUI



Volume 14 — Star Marker (1937) de Olaf Stapledon
(é o 3º livro do escritor incluído na Biblioteca)

O autor tinha uma concepção própria das leis físicas e biológicas que regem o Universo. Star Maker descreve o Cosmo, a aparição da inteligência no universo, o desenvolvimento e união das diversas raças cósmicas de que resultará a inteligência galáctica que se converterá, finalmente, no espírito universal, supremo momento do cosmos. É uma concepção evolucionista gigantesca na escala cósmica e temporal que não parece, entretanto, ao alcance das dimensões dos humanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário