11 de março de 2013

DOUGLAS ADAMS


Em actualização

GOOGLE CELEBRA O 61º ANIVERSÁRIO DE DOUGLAS ADAMS
Hoje a página inicial do Google (Clicar) apresenta um doodle que presta uma homenagem ao escritor Douglas Adams (1952-2001).
Douglas Adams nasceu em Cambridge a 11 de Março de 1952 e morreu subitamente de ataque cardíaco, aos 49 anos, deixando uma obra notável. É famoso pelos seus livros de ficção científica e pelos textos humorísticos para radio e televisão, com destaque para a conhecida série Monty Python's ou Dr Who.
Na Ficção Científica de humor sobressai The Hitchiker's Guide to the Galaxy — um guia para os que viajam à boleia… pela Galáxia! Concebido como uma comédia de Ficção Científica para rádio (BBC) e foi emitida em 1978, mas o sucesso atingido levou à sua edição: “uma trilogia de cinco, que inclui os títulos:
The Hitchiker’s Guide to the Galaxy (1979);
The Restaurant at the End of the Universe (1990);
Life, the Universe and Everything (1982);
So Long and Thanks for All the Fish (1984);
Mostly Harmless (1992).
Esta série, é frequentemente referida pelas siglas HG2G ou HHGTTG está traduzida em mais de 30 línguas, vendeu mais de 15 milhões de cópias.
O sucesso foi tal que, por altura da morte prematura do autor britânico, em 2001, a série já vendera mais de quinze milhões de cópias.

Em Portugal estão editados alguns livros do autor.
Da série detective Dirk Gently, pela Publicações Europa-America:

Da série Hitchikers Guide, pela Editora Saída de Emergência (CLICAR):
respectivamente o 1 e o 2º livro da série.

O doodle de hoje é interactivo. Apresenta o painel de comando da cabine da nave espacial Heart of Gold, onde é possível ver alguns dos elementos chave referidos em The Hitchiker's Guide to the Galaxy: como por exemplo a toalha — “indispensável quando se viaja no espaço”, ou a chávena de chá, uma referência a The Long Dark Teatime of the Soul ­ Deuses à Solta.
Existem ainda diversas homenagens escondidas a Douglas Adams e à sua obra: clicando na porta do elevador, à esquerda, surge Marvin “o robot paranoico e com depressão aguda”; o Guia, em posição de destaque, assemelha-se a um kindle e encerra um conjunto de elementos que os amantes da série reconhecem facilmente.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário