27 de março de 2013

DIA MUNDIAL DO TEATRO


HOJE É DIA MUNDIAL DO TEATRO
 



O POLICIÁRIO E O TEATRO

Foram vários os autores de ficção policiária que escreveram peças de teatro, ou viram as suas obras adaptadas ao palco. O primeiro título que surge é sem dúvida a famosa The Mousetrap, da não menos famosa Agatha Christie. É a peça há mais tempo em cena, com estreia no Theatre Royal de Nottingham, em 6 de Outubro de 1952 e que atingiu a 25000ª representação no final do ano passado no palco do St. Martin's Theatre em Londres.
 
Os Dias Mundiais valem o que valem, mas O Policiário de Bolso não pode deixar de celebrar o Teatro e em jeito de contributo apresenta 10 obras editadas em Portugal, que de alguma forma ligam o género policiário com as artes do palco.



 

ABRACADÁVER
Autor: Peter Lovesey (Clicar)
Editado em 1995, o Nº576 da Colecção Vampiro, é o 3º livro da série Sargeant Cribb. Um mistério policiário passado na Londres do século XIX no mundo do music hall.

 
A VINGANÇA DE HAMLET
Autor: Michael Innes (Clicar)
Também da Colecção Vampiro (Nº498), publicado em 1989 é um livro da série Inspector Appleby. Considerado pela crítica uma verdadeira obra mestre da narrativa, envolvido num cenário shakespeariano tem como tema central um crime ocorrido durante uma representação privada de Hamlet.

 
ELENCO PARA A MORTE
Autora: Margaret Yorke (Clicar)
Editado em 1983 pela Publicações Europa-América  com o Nº23 da Colecção Livros de Bolso Série Clube do Crime. O Dr Patrick Grant está determinado a desvendar as circunstâncias em que morreu o seu amigo Sam Irwing, um conhecido actor do Fantasy Theatre. Grant tropeça numa série de acontecimentos, sem relação aparente, onde o ambiente teatral é parte essencial.

 
MORTE NA MANSÃO BRANCA
Autora: Margery Allingham (Clicar)
Editado em 1990 pela Livros do Brasil, na Colecção Vampiro (Nº519) é uma aventura de Albert Campion. A acção decorre em Inglaterra, envolve o bailarino Jimmy Sutane, uma estrela do London's Argosy Theatre que celebra a 300ª representação da peça O Bota de Elástico. Um mistério que envolve chantagem e assassínio no meio teatral e é classificado como um dos casos mais sangrentos de Campion


MORTE NO LA FENICE
Autora: Donna Leon (Clicar)
Publicado pela Editorial Presença e pela Planeta — com o título Morte no Teatro La Fenice.

Sinopse (Planeta)
Neste livro, Brunetti investiga o caso do reputado maestro Wellauer, encontrado morto no seu camarim no Teatro La Fenice, após dirigir o primeiro acto da ópera La Traviata, de Verdi. O comissário vê-se imediatamente confrontado com um problema que o faz pensar e com um vasto leque de suspeitos: a prima donna Flávia Petrelli, que é uma rapariga mimada e egoísta; o director que estava furioso com a recusa do maestro em actuar num teatro muito conceituado; uma jovem esposa; uma soprano extraordinária e mentirosa e um director de teatro homossexual que tivera uma discussão com o maestro pouco antes do crime. Perplexo, Guido Brunetti interroga-se sobre quem calou para sempre o mais eloquente maestro do Ocidente.
Confrontado com um caso aparentemente cada vez mais complicado, no decurso das investigações, Brunetti interroga uma jovem que trabalha no teatro e que tinha uma ligação próxima com o maestro e fica a saber segredos perturbadores e difíceis de gerir. Brunetti conclui que qualquer uma das pessoas que trabalham no Teatro La Fenice pode ter assassinado o maestro.


 
MORTE NO TEATRO
Autora: Ngaio Marsh (Clicar)
Publicado em 1991 na Colecção Livros de Bolso (Nº113), Série Clube do Crime, das Publicações Europa-América. Ocorre um crime no palco do Unicorn Theater, durante uma peça de teatro. Apenas duas pessoas, o assassino e o Inspector Alleyn, sabem que o crime não é uma representação.



O MISTÉRIO DO CHAPÉU ROMANO
Autor: Ellery Queen
Editado com o Nº667 da Colecção Vampiro, é o primeiro livro da dupla dos dois primos que escrevem sob o pseudónimo literário de Ellery Queen. O inspector Queen e o seu filho investigam a morte do advogado Monte Field assassinado no Roman Theatre no início do segundo acto da peça em exibição tornando suspeitos todos aqueles que se encontravam no teatro.
Frederic Dannay (Clicar)

 
O SEGREDO DE SHAKESPEARE
Autor: Jennifer Lee Carrell
Editado em 2007 pela Bertrand e Círculo de Leitores.
Sinopse:
Kate Shelton, uma excêntrica directora de produção do teatro Globe envolvida numa produção de uma peça de Shakespeare, recebe da amiga Roslind Howard uma misteriosa caixa com a indicação de conter uma descoberta assombrosa. Porém, antes de Kate se debruçar sobre essa intrigante segredo, o teatro arde e um dos actores é assassinado. Dentro da caixa Kate encontra a primeira peça de um quebra-cabeças shakesperiano, conduzindo-a a uma caça ao tesouro alucinante. Desde Londres a Harvard, Kate tentará escapar a um assassino que tudo fará para ficar na posse do segredo de Shakespeare.

 
TRAGÉDIA EM 3 ACTOS
Autora: Agatha Christie (Clicar)
Editado pela Livros do Brasil e mais recentemente pelas Edições Asa. Protagonizado por HerculePoirot “conduz o leitor ao ambiente teatral em que tudo é fictício: enredo, emoções, personagens, cenários… desta vez Poirot enfrenta um envenenamento bem real, que vem ampliar o dramatismo de uma peça.

 
ÚLTIMO ACTO
Autora: P. D. James (Clicar)
Editado pelas Publicações Europa-América com o Nº23 da Colecção Crime Perfeito é um mistério da série Cordelia Gray. A actriz Clarissa Lisle, famosa pela sua beleza arrebatadora e pelas suas manipulações sem escrúpulos, recebe ameaças de morte cada vez mais agressivas e resolve contractar Cordelia como guarda-costas quando tem de se deslocar a um castelo numa ilha, na costa de Dorset, para uma representação particular da tragédia sangrenta do dramartugo John Webster: A Duquesa de Malfi.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário