5 de março de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (83)


Volume 83 — Bug Jack Barron (1969) de Norman Spinrad

Norman Richard Spinrad (1940), nasceu em Nova Iorque e cresceu e no Bronx. É um escritor de Ficção Científica que tem fama de “difícil”. Radicado na new wave usa as palavras mais ousadas, esquece por vezes a gramática tradicional, revelando porém, uma força de expressão incrível.
Será mais contista do que romancista, todavia, merecem destaque: The Solarians (1966), Agent of Chaos (1967), Riding theTorch (1978), Song from the Stars (1980), Child of Fortune (1985).


Bug Jack Barron é uma das obras mais interessantes de Ficção Científica de todos os tempos. Rica, ambiciosa, complexa, tem sido objecto de várias polémicas, a que não são alheias a forte e crua liberdade de expressão do texto, facto bastante para a sua recomendação.
O argumento: Jack Barron é um hábil condutor de programas de televisão que, com certa demagogia, aproveita para expor queixas dos espectadores contra as instituições e os poderosos. Descobre entretanto que foi produzido um método para conseguir a imortalidade pela hibernação.
Verifica-se um interessante e inevitável enfrentamento: um indivíduo de grande poder económico e influência política deseja utilizar aquela invenção, ainda que tenha que comprar os membros do Congresso ou interferir fraudulentamente nas eleições.

Sem comentários:

Enviar um comentário