19 de março de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA


BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (88)

Volume 88 — (1970) Ringworld de Robert Larry Niven


Larry Niven é o pseudónimo literário de Lawrence Van Cott Niven, escritor americano nascido em 1938, autor de World of Ptvvs (1966), The Protector (1973), The Mote in God’s Eye (1974) A World Out of Time (1976), The Smoke Ring (1987), etc. relevando em especial uma boa parcela de contos. Nesta modalidade foi consagrado com Prémio Hugo em 1967 com Neutron Star, em 1972 com Inconstant Moon, em 1975 com The Hole Man e em 1976 com Borderland of Sol.
Em Niven a exploração científica tem um papel importante, tão importante como o voo de imaginação e fantasia que imprime à sua obra literária. Aliás, o autor, a par de uma cultura científica elevada, tem uma escrita ágil e amena, transbordante de versátil inventiva.

Ringworld é o primeiro volume de uma trilogia de muito interesse, obteve os prémios Hugo, o Nebula, o Locus e Ditmar, escolha obtida pela votação dos escritores americanos de Ficção Científica e votação popular, respectivamente.
Ele concebe-se um planeta diferente, um planeta oco, habitado por duas raças de alienígenas — os titerotes, mercadores natos, intrigantes, traiçoeiros e cobardes e os kzinti, guerreiros até à medula — os quais têm nas mãos o destino da civilização terrestre.


Sem comentários:

Enviar um comentário