18 de Janeiro de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (72-73)

Volume 72 — Dangerous Visions (1967) de Harlan Ellison


Halan Jay Ellison, nasceu em 1934 em Cleveland, Ohio, onde realizou os seus estudos. Cedo saiu de casa para se juntar a um grupo de feirantes ambulantes, tendo sido posteriormente madeireiro, pescador, condutor de camionetas, cozinheiro, etc. até decidir escrever Ficção. Científica, cujo género revolucionou com aquele mesmo espírito de enfant terrible que o levou a fugir de casa. Manifestou-se como contista, modalidade na qual conquistou vários Prémios Hugo, Nebula, Locus e Júpiter, façanha difícil de igualar por qualquer outro escritor. Sendo o contista mais popular dos EUA, deve a fama inicial ao labor antológico, relevando Dangerous Visions, ao qual se seguem Again, Dangerous Visions (1972) e Medea Harlan’s World (1985).
Não sendo frequente que uma antologia se transforme num clássico indispensável, com esta obra preparada por Ellison sucedeu o contrário.

Dangerous Visions é uma obra composta por trinta e três contos procedidos de um prólogo notável, representa trinta e dois autores a quem foi recomendado que escrevessem livremente, sem tabus, sem reservas, qualquer espécie de relatos — ousados, renovadores, cruéis, etc. — de qualquer tema inédito, convictos de que nenhum editor de Ficção Científica os aceitaria. Tomaram parte na antologia escritores clássicos, autores marginais e desconhecidos e autores populares e já famosos. O resultado foi o triunfo de uma verdadeira revolução inspirada por Ellison; dois prémios Hugo e dois Nebula.
A experiência de Harlan Ellison criou um precedente, começando a partir daí a surgir antologias similares sem, contudo, atingirem o nível de Dangerous Visions.


Capa da 1ª edição. Fonte: Wikipedia



Volume 73 — Lord of Light (1967) de Roger Zelazny

(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para ver informações sobre o autor e sobre o 1º volume clicar CALEIDOSCÓPIO 161



Lord of Light é uma novela na temática mitológica hindu, uma adaptação ao futuro das mitologias terrestres.
O tema dos deuses extraterrestres, tão tratado em Ficção Científica, tem aqui a mesma estrutura básica, desenvolvida porém, em versão própria. São deuses os primeiros colonizadores do planeta, os quais mantêm os mortais na mais profunda ignorância e barbárie com a alegação falta de preparação; são deuses a quem os mortais pagam generosas ofertas sob a promessa da possibilidade de reencarnarem na casta superior se se portarem bem.
Neste panorama, vamos conhecer um herói, um mortal que tem direito à divindade e a ela renuncia em favor da liberdade, e assistimos à sua revolta contra a odiosa situação de submetido.
Um livro excelente.

Ficha Técnica
O Senhor da Luz
Autor: Roger Zelazny
Tradução: Mª Helena Lopes Fernandes
Ano da Edição: 1986
Editora: Europa-América
Colecção: Livros de Bolso, Série Ficção Científica Nº106
Páginas: 193

Sem comentários:

Enviar um comentário