9 de dezembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO 344

Efemérides 9 de Dezembro
José Rodrigues Miguéis (1901 – 1980)
José Claudino Rodrigues Miguéis nasce na Rua da Saudade, em Alfama, Lisboa, Portugal. Advogado, professor, tradutor e escritor, colabora com diversos jornais e revistas; dirige com Bento de Jesus Caraça o semanário Globo; especializa-se em Ciências Pedagógicas em Bruxelas, mas desencantado com o país exila-se nos EUA. José Rodrigues Miguéis é um dos escritores portugueses mais importantes do século XX e apesar de não ser reconhecido como um autor policiário, publica em 1958 o romance Uma Aventura Inquietante que é considerado uma obra ímpar, cuja leitura é indispensável. A Editorial Estampa tem publicado os livros do escritor na Colecção Obras Completas de José Rodrigues Miguéis.
VER TEMA


Joe McGinniss (1942)
Joseph Alousius McGinniss nasce em Manhattan, New York, EUA. Inicia a sua carreira como jornalista desportivo e em 1968 demite-se para se concentrar na investigação e escrita do processo político de Nixon à corrida presidencial, que daria origem ao seu primeiro livro The Selling Of The President, um estrondoso sucesso editorial. Joe McGinniss continua a escrever não ficção e romances. No campo do policiário destaca-se a trilogia de crime real: Fatal Vision (1983), Blind Faith (1984) e Cruel Doubt (1991) todos bestsellers adaptados a séries televisivas, e também Never Enough (2004), ma vez mais o relato de crime real sobre o assassinato em hong Kong do banqueiro Robert Kissel pela sua mulher.


Mikkel Birkegaard (1968)
Nasce em Randers, Jutland, Dinamarca. Este perito em informática publica o primeiro romance em 2007 Libri Di Luca, um sucesso literário traduzido em duas dezenas de línguas. Em 2009 publica Over Mit Lig (Sobre o Meu Cadáver, em tradução literal), sobre um escritor policiário que vê os seus crimes de ficção copiados para a vida real. Em Fra Drømmenes Bog (o Livro De Sonhos, em tradução literal). (2012) a acção decorre, em1846, em Copenhaga: o detective Mortimer Welles investiga um estranho caso de várias pessoas desaparecidas. Em Portugal está editado:
1 – A Biblioteca Das Sombras (2011), Porto Editora. Título Original: Libri Di Luca (1958)




TEMA — JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS E O CRIME
Em A Construção do Romance em José Rodrigues Miguéis de Maria Manuela Morais Silva

José Rodrigues Miguéis
Foto da autoria de Mónica Miguéis, neta do escritor
“José Rodrigues Miguéis representou o crime em literatura de múltiplas formas: enquanto crime individual de alguém sobre alguém, justificado pela forma de ser, pensar e agir interesseira, para quem maquiavelicamente os fins justificam os meios, tendo como terceiro interveniente o falso culpado que se vê na necessidade imperiosa de se defender ou procurar defesa, como … na obra Uma Aventura Inquietante; e enquanto crime social, ou seja, enquanto transgressão do social pelo individual devido a uma patologia psíquica que adultera de forma doentia a dimensão socializante do indivíduo.”
Páscoa Feliz não…pode ser visto como romance policial, nem o crime pode ser encarado como o exercício de um crime policial. Não é um romance policial, como o é o romance Uma Aventura Inquietante, pois, apesar da existência de um crime, existe apenas uma reduzida verificação dos acontecimentos, uma vez que o criminoso era óbvio e o leitor sabia quem era… Apesar da existência de uma confissão, de um julgamento e de uma prisão, estão ausentes o mistério, as pistas, os indícios, a efectiva investigação policial, os erros de acusação, a proclamação emocionada da inocência, os alibis, as mentiras das declarações, enfim todo um conjunto de actuações num palco de acusação, de julgamento e de justiça. Trata-se sobretudo de um romance que, através do crime, empreende uma profundareflexão sobre o indivíduo e a sociedade…”
Idealista No Mundo Real. “Neste romance surgem-nos crimes diferenciados, aqueles crimes de menor importância, porque não ostentam o derramamento de sangue, crimes que podem ser exemplificados com o furto, o desvio, o engano, a corrupção financeira… enfim crimes de foro administrativo. Contudo, surgem, de igual modo, os crimes de sangue, aqueles que ostentam o derramamento de sangue de pessoas mais ou menos importantes e influentes num certo ciclo social, aqueles que suscitam a morte de alguém pelo incómodo que causava a nível social ou político.”
O Pão Não Cai do Céu “… logo no início do romance, o leitor é confrontado com dois crimes de teor diferente: o crime de contrabando e de roubo e o crime de sangue. Dois crimes que serão o pretexto para o desenvolvimento da verdadeira trama da narrativa: a relação inquinada entre a sociedade, a autoridade e o poder político – o crime político da censura, da repressão ideológica, da violação da liberdade individual e social numa atualização arbitrária do poder e da lei.”


Vídeo / Conto - Arroz do Céu de José Rodrigues Miguéis

Sem comentários:

Enviar um comentário