10 de julho de 2012

CALEIDOSCÓPIO 192

EFEMÉRIDES – Dia 10 de Julho
E. C. Bentley (1875 - 1956)
Edmund Clerihew Bentley nasce em Londres. Jornalista e escritor de poesia, publica em 1913 o romance policiário Trent's Last Case, também editado com o título The Woman In Black, que é considerado o primeiro mistério verdadeiramente moderno; O livro continua a ser um best seller e é adaptado ao grande ecrã em 1920, 1929 e 1952. O autor volta ao personagem, o detective cavalheiro Philip Trent anos mais tarde quando escreve Trent's Own Case (1936) e Trent Intervenes (1938), este um livro de contos. Entre 1936 e 1949 E. C. Bentley preside o Detection Club e escreve peças para uma série de radio transmitida entre 1930 e 1931, cujos textos, de diversos autores, estão editados em livro com o título The Scoop and Behind The Screen (1983) editado entre nós pelas Edições 70 em 1984 com o título A “Caixa”e Atrás Do Biombo de Dorothy L. Sayers, e outros. Em Portugal está também publicado:
1 – O Último Caso De Trent (1950) Nº41 Colecção Vampiro, Livros do Brasil. Título Original: Trent's Last Case (1913)


Dan Marlowe (1914 – 1987)
Dan James Marlowe nasce em Lowell, Massachusetts, EUA. Trabalha como contabilista e é também jogador profissional. Em 1956 muda-se de Washington D.C., para Nova Iorque e publica o primeiro romance em 1959. Escreve no total 25 livros das séries Earl Drake e Johnny Killain e ainda 10 histórias de mistério / detective sob o pseudónimo Albert Avellano, Em Portugal estão editados:
1 – O Jogo Chama-se Morte (1967) Nº78 Colecção Rififi, Editora Íbis. Título Original: The Name Of The Game Is Death (1962). É o 1º livro da série Drake.
2 – O Homem Vingança (1968) Nº84 Colecção Rififi, Editora Íbis. Título Original: The Vengeance Man (1966)
3 – Nunca Vivas Duas Vezes (1968) Nº89 Colecção Rififi, Editora Íbis. Título Original: Never Live Twice (1964)
4 – Belas E Perigosas (1968) Nº93 Colecção Rififi, Editora Íbis. Título Original: The Fatal Frails (1960). É o 4º livro da série Johnny Killain.
5 – A Estrada Do Ouro (1969) Nº50 Colecção Espionagem, Editora Dêagá. Título Original: Route Of The Red Gold (1967)
6 – A Insígnia Quebrada (1973) Nº16 Colecção Círculo Negro, Editorial Bertrand. Título Original: Shake A Crooked Town (1961). É o 5º livro da série Johnny Killain.



TEMA — DIA A DIA DO CRIME — O DEPOIMENTO DO MINHOCAS
Floriano Flores, o F.F. da nossa juventude ou o adulto “Minhocas”, era de facto um minhocas autêntico. Nunca aderiu ser tratado por F.F., muito menos por Florindo ou Flores, tinha de ser Florindo Flores. Já na escola o professor Matias mandava abrir o livro na página 17, logo F.F. reclamava:
— Qual livro? O de português, o de geografia ou história?
Um rebuçado para ele não existia: seria um rebuçado de fruta, de mentol, de mel, etc..
Reconhecemos que era bom rapaz, mas, de facto, um exagerado e tanto, não admirando a alcunha de “Minhocas”. Falava-se do Florindo ou do Flores, e logo vinha a pergunta:
— Quem? O “Minhocas”?
Para sermos honestos as suas manias de perfeição acabaram por dar frutos.
Um dia, em tribunal, onde comparecera como testemunha, o promotor publico através do juiz perguntou-lhe a que distância estava da cena do acidente.
— Exactamente a quatro metros, sessenta e sete centímetros e oito milímetros — foi a resposta.
— Como é possível que esteja tão certo — gritou o promotor.
— Bem — replicou sem gaguejar — como contava que algum idiota viria na certa fazer-me essa pergunta, resolvi medir a distância.
O magistrado por momentos ficou rubro, depois a cor esmaiou e com um sorriso amarelo declarou:
— Dispenso a testemunha, meritíssimo!

M. Constantino



TEMA — ESTUDOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA — O AMOR E O SEXO TERRESTRE / EXTRATERRESTRE
Por M. Constantino
Mesmo na história de Ficção Científica moderna os autores e editores eram particularmente vitorianos nas suas ideias pessoais sobre o amor e o sexo, ainda que criativamente especulativos e intelectualmente brilhantes quanto ao mais.
As histórias de amor constituíam um obstáculo no desenvolvimento da ideia, da ciência e da técnica tão queridos dos primeiros cultores do género.
Naturalmente que existem destacados exemplos de comunicação espiritual e físico dentro dos Mundos controlados pela Ficção Científica. Para lá de um secundário romance de amor e aventuras entre John Carter, ex-oficial do exército sulista e Dejah Thoris, princesa de Marte, podemos assistir em “Love Called This Thing”, de Avram Davidson e Laura Goforth ao casamento de um extraterrestre encarnado num ser humano que ganhou um concurso de perguntas e respostas da T.V. e se apaixona por uma vizinha espectadora ou em “Love”,de Richard Wilson, o amor entre um marciano e uma terrestre cega.
Phillip José Farmer, com as dificuldades iniciais inerentes á publicação dos seus originais viria a tomar o ceptro na temática. Em “The Lovers”,concebe o amor e a relação física entre uma “lalitha”, criatura extraterrestre de formas femininas que evoluiu a partir de criaturas insectóides; em “Dare”, a relação verifica-se entre o homem e o extraterrestre de crina de cavalo.
Será esta última circunstância, a diferença de formas dos seres relacionados sexualmente, o âmago das polémicas e especulações várias. Mas, apesar do desconhecimento do sistema de raças galácticas, a hipótese estava lançada, e foi aceite.
J. F. Bones descreve em “Founding Father” o amor entre extraterrestres répteis e uma mulher terrena; Yefremov apresenta um planeta onde o fluor substituiu o oxigénio atmosférico, o que não impede a peixão de um jovem astro-navegador por uma habitante desse mesmo planeta; mais longe vai o escritor romeno Ion Manzatu em “Chemarea Nesfirsitului” no qual, apesar das diferenças de metabolismos e estruturas atómicas relaciona o amor espiritual e físico entre um homem e um ser extraterrestre construído por anti-matéria.
Mas o amor e sexo terrestre/extraterrestre tem também fins altruístas. Em “The Secret of the Death Dome” de Walter Miller, assistimos a uma invasão marciana em cujo exército se revela apenas um macho sobrevivente encarregado de assegurar -o futuro da raça; em “Centaurus Changeling”de Marion Zimmer Bradley, uma extraterrestre e uma terrena trocam os filhos, ainda no útero, para assegurar a sobrevivência humana; em “Bad Memory” de Patrick Fahy, um homem é transformado por uma perfeita biotecnologia para poder povoar um planeta não a adequado aos seres humanos…
Filipa Gonçalo em “Mutação” um escrito hábil e bem concebido, prende-nos verdadeiramente a uma ligação humano/extraterrestre, cuja finalidade filantrópica imperativa se transforma num hino de amor e de ternura. É o mais relevante trabalho do tema.

2 comentários:

  1. Onde posso encontra o conto da Filipa Gonçalo, “Mutação”?

    Obrigado,

    Álvaro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrei já em contacto com o autor do texto para obter a resposta à sua pergunta. Assim que tiver os dados completos darei a informação aqui no blogue.

      Eliminar