4 de janeiro de 2013

POLICIÁRIO DE BOLSO — PASSADO E FUTURO


Durante 2012, o Policiário de Bolso apresentou o Caleidoscópio, uma espécie de almanaque que nasceu a partir de algum material já reunido por M. Constantino.
A obrigatoriedade de publicação diária determinou um esforço, aparentemente fácil de gerir na fase inicial, mas que se foi avolumando com o decorrer dos dias.
A necessidade de garantir rigor no conteúdo tropeçou muitas vezes nos dados contraditórios e até no excesso de informação veiculada pela Internet. Foi necessário pesquisar, filtrar, confirmar, confrontar diferentes fontes, descobrir os sites credíveis, descartar o duvidoso, reunir e organizar tudo o que parecia ter maior interesse.
Muitas horas de biblioteca e de Internet, mas que tiveram um resultado final com mais de 3 milhões e seiscentos mil caracteres, 650 autores referenciados nas Efemérides, publicação de cerca de 200 contos e um número não contabilizado de estudos policiários.
O Caleidoscópio só foi conseguido pela parceria que estabeleci com M. Constantino, cumpridor implacável na entrega de fotocópias e de indecifráveis folhas manuscritas, que desta forma me empurrava, sem hipóteses de retrocesso, para a fase seguinte do trabalho. Ao mesmo tempo, o aumento progressivo de visualizações do Blogue também nos servia de incentivo.
Ficou muita coisa pelo caminho, por exemplo, a divulgação das novidades editoriais que será retomada neste 2º ano do Policiário de Bolso. Está também planeada a continuação da BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA e do DICIONÁRIO DE AUTORES CONTEMPORÂNEOS DA NARRATIVA DE ESPIONAGEM e bem como a publicação de estudos e contos.
Quanto a novidades, nesta fase as ideias empilham-se no papel à espera de uma selecção exequível.
Para já, avançamos com um olhar especial sobre a famigerada Colecção Vampiro, merecedora de um registo mais completo nos meandros da Internet.

Detective Jeremias

Sem comentários:

Enviar um comentário