25 de setembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO 269

Efemérides 25 de Setembro
William Faulkner (1897 - 1962)
William Cuthbert Faulkner nasce em New Albany, Mississípi. EUA. Autor galardoado com o prémio Nobel de Literatura em 1949 e um dos escritores norte americanos mais célebres, também escreve ficção policiária (ver TEMA). A obra de Faulkner recebe diversos prémios conceituados. Destaca-se The O. Henry Award — que distingue anualmente as melhores short stories — atribuído em 1939 a Barn Burning e em 1949 a A Courtship. Os livros do autor que são considerados explicitamente policiários têm sido publicados em Portugal, em por variadíssimas editoras. Contrariamente ao habitual, — de acordo com a ordem cronológica da publicação dos originais — indica-se a edição portuguesa mais recente para facilitar a procura por parte de eventuais leitores interessados.
1 – Santuário (2010), Colecção Clássicos, Bertrand Editora. Título Original: Sanctuary (1931).
2 – Luz Em Agosto (2004), Colecção Mil Folhas, Público Comunicação Social. Título Original: Light In August (1932).
3 – Absalão, Absalão (1992), Colecção Ficção Universal, Editora Dom Quixote. Título Original: Absalom, Absalom! (1936)
4 – O Intruso (2011), Colecção Grandes Romances, Bertrand Editora. Título Original: Intruder In The Dust (1948)


G. H. D. Cole (1889 – 1959)
George Howard Douglas Cole nasce em Cambridge, Inglaterra. Economista, historiador e escritor com uma vasta obra de “não ficção”, escreve também policiários em parceria com a mulher já referida nas Efemérides do CALEIDOSCÓPIO 127 (Clicar). Ver mais em TEMA.



Richard Lockridge (1899 – 1982)
Richard Orson Lockridge nasce em St Joseph, Missouri, EUA. Forma uma dupla (ver TEMA) com a mulher Frances Lockridge, já referida no CALEIDOSCÓPIO 10 (clicar).


Maj Sjöwall (1935)
Nasce em Estocolmo, Suécia. Tradutora e escritora, também forma uma dupla com o marido Per Wahlöö, já devidamente apresentada no CALEIDOSCÓPIO 218 (clicar).


 

TEMA — LITERATURA POLICIÁRIA — PRÉMIO NOBEL E DUPLAS DE AUTORES
M. Constantino

PRÉMIO NOBEL
Não é novidade a conquista de adesão ao policiário, se não permanente, pelo menos esporádica, de escritores de indiscutível renome, tais como Graham Greene, Ernest Hemingway, Norman Mailer, Truman Capote etc.. Não falta até um Prémio Nobel, William Faulkner. Este autor laureado, reflecte em toda a sua obra uma marcada inclinação pelo thriller tendo escrito Sanctuary (1931), Intruder In The Dust (1948), romances inteiramente de cariz policiário, e também um livro de seis contos, a que não falta o protagonista detective, Gavin Stevens mais conhecido por “Tio Gavin”, intitulado “Knight’s Gambit”.

William Faulkner

DUPLAS DE AUTORES
São numerosas as duplas de escritores na história da narrativa policiária, quer marido / mulher, quer entre familiares, como no caso de Ellery Queen, que se transformou numa verdadeira instituição.
A dupla George Howard Douglas Cole e Margaret Postgate, depois Cole, que escreveram com o nome comum G D. H. e Margaret Cole 33 romances personalizados pelo superintendente Henry Wilson, que viria a ser expulso da corporação porque tentou acusar um alto funcionário do Ministério do Interior de corrupção — apesar ds sua muito possível certeza, optando por se dedicar à investigação particular
A outra dupla Richard e Frances Lockridge, ele Richard Orson Lockridge, ela Frances Louise Davis, escreveram sob o nome Frances e Richard Lockridge, criadores do casal North (Palmela e Gerard North), detectives amadores a partir de 1940 com “The North Meet Murder” cerca de cinquenta romances. Um outro personagem, o capitão Merton Heimrich aparecerá posteriormente e será utilizado por Richard após a morte da esposa.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário