29 de dezembro de 2013

DESTAQUES 2013 (5)


Os prémios Edgar Allan Poe, conhecidos como Edgar Awards, responsabilidade da Mystery Writers of America, distinguem diversas categorias.

Em 2013 os galardoados foram:


Na categoria de Best Novel
Live By Night de Dennis Lehane

Editado em Portugal com o título Viver na Noite (Clicar) 

Dennis Lehane nas Efemérides do Policiário de Bolso (Clicar)





Na categoria de Best First Novel
The Expats de Chris Pavone

O livro não foi ainda editado em Portugal. Ao contrário da edição espanhola, que adoptou o título Os Expatriados, a edição brasileira, publicada em Maio, optou pelo título Os Impostores.




Na categoria de Best Paperback Original
The Last Policeman de Ben H. Winters

Não foi  editado em Portugal.




Na categoria de Best Fact Crime
Midnight in Peking: How the Murder of a Young Englishwoman Haunted the Last Days of Old China de Paul French
Editado entre nós pela Bertrand com o título Meia-Noite em Pequim (Clicar), Como o assassinato de uma jovem inglesa assombrou os últimos dias da antiga China.





28 de dezembro de 2013

DESTAQUES 2013 (4)


Goodreads (Clicar), o maior website dedicado à literatura, atingiu em 2013 um total de 20 milhões de membros.

Para os prémios Goodreads na categoria de Mistério e Thiller, participaram 149385 leitores. Os dois romances mais votados estão editados em Portugal.

O livro vencedor este ano, é Inferno de Dan Brown (Clicar)
Votos: 29132   




Quando o Cuco Chama (Clicar) de Robert Galbraigth, pseudónimo de J. K. Rowling, foi a segunda escolha, com 28836 votos.


DESTAQUE 2013 (3)

Gillian Flynn (1971)


Gillian Flynn foi distinguida com o Nacional Book Award 2013, do Reino Unido, na categoria de melhor autor estrangeiro. Esta escritora norte-americana tem a sua obra publicada em 28 países, incluindo Portugal.

O seu primeiro romance Sharp Objects (2006) foi vencedor de 2 Dagger Awards (CWA), candidato ao Gold Dagger Award (CWA), e ao prémio Edgar. Em Portugal este livro foi editado pela Gótica, em 2007 na Colecção Nocturnos, com o título Objectos Cortantes (Clicar) e está esgotado.

O segundo romance Dark Places (2008) Lugares Escuros (Clicar) foi distinguido pela crítica e também candidato ao prémio CWA/Crime Writers Association.

O seu romance mais recente, Gone Girl (2012) Em Parte Incerta (Clicar) tornou-se num bestseller internacional. Esta obra foi já adaptada ao cinema, é considerado um dos filmes mais esperados para 2014 e tem como protagonistas Ben Affleck e Rosamund Pik.






27 de dezembro de 2013

DESTAQUES 2013 (2)

Em Junho de 2013, pela primeira vez, o prémio Internacional Dagger de The Crime Writers Association foi atribuído a dois livros: Ghost Riders of Orderbec e Alex.



Ghost Riders of Orderbec, da escritora francesa Fred Vargas, é o 9º da série Commissaire Adamsberg; tem o título original L'Armée Furieuse e foi editado em França em 2011.




Alex de Pierre Lemaître, publicado em França em 2011, foi um dos livros finalistas do Grand Prix de la Littérature Policière em 2011, no ano seguinte recebe Prix des Lecteurs Policier du Livre de Poche, é agora distinguido pela CWA.
Em Portugal, Alex foi editado em 2012 pela Sextante (Clicar) na Colecção Sextante Top.

DESTAQUE 2013 (1)



Em 2013, The Crime Writers Association (CWA), a associação britânica de escritores responsável pela atribuição dos famosos Dagger Awards, celebrou o seu 60º aniversário, por isso, decidiu distinguir as seguintes obras e escritores  policiários:

O melhor romance de sempre
O Assassinato de Roger Ackroyd de Agatha Christie



O melhor autor de sempre
 Agatha Christie


A melhor série de sempre
Sherlock Holmes 
Fonte (Clicar)

LIVROS - NOVIDADES



Meia-Noite em Pequim
Paul French — Bertrand Editora
Maio de 2013

Sinopse
Como o assassinato de uma jovem inglesa assombrou os últimos dias da antiga China. 
Janeiro de 1937: Pequim é uma mistura inebriante de privilégios e escândalos, de bares e casas de ópio, de senhores da guerra e corrupção, de rumores e superstições  e o final de tudo isto aproxima-se rapidamente.
No seleccionado Bairro das Legações, os residentes estrangeiros aguardam impacientemente pelo inevitável. As tropas japonesas já ocuparam a Manchúria e preparam-se para rumar a Sul. Corre o rumor que Chiang Kai-shek e o seu governo instável, que há muito se mudaram para Nanquim, estão dispostos a negociar com Tóquio, abandonando Pequim à sua sorte. Cada dia que passa eleva os níveis de ansiedade tanto para os chineses como para os estrangeiros que se encontram no interior das antigas muralhas da cidade. Numa dessas muralhas, próxima dos perigosos descampados, existe uma enorme torre de vigia  assombrada, segundo os locais, por espíritos raposa, que caçam mortais inocentes. E aí, numa noite fria e amarga, foi largado o corpo de uma mortal inocente. Pertencia a Pamela Werner, filha de um ex-cônsul britânico na China, e quando os detalhes da sua morte são revelados, as pessoas têm dificuldade em acreditar que qualquer ser humano pudesse tratar outro de tal forma. E apesar de os japoneses apertarem cada vez mais o nó em torno da cidade, o assassinato de Pamela choca Pequim. Setenta e cinco anos depois destes acontecimentos, Paul French decidiu finalmente dar ao caso o desfecho que lhe foi negado durante todo este tempo.
Meia-Noite em Pequim é a história verídica e frenética de um homicídio que o fará agarrar-se aos que ama, e é também uma narrativa plena de um tempo passado que marcou o fim de uma era.



26 de dezembro de 2013

LIVROS - NOVIDADES


O Tiro
Philip Kerr — Edições Asa
Outubro de 2013

Sinopse
Estados Unidos, Novembro de 1960. Contra todas as expectativas, John F. Kennedy, de apenas quarenta e três anos, é eleito presidente do país mais poderoso do mundo. São tempos difíceis, a Guerra Fria está ao rubro, a União Soviética equipara-se aos Estados Unidos na corrida ao armamento, tendo já vencido a conquista do espaço. A febre anticomunista impôs-se e a paranóia em relação à Cuba de Fidel Castro é crescente. Para a Máfia, que quer liberalizar as suas operações nas Caraíbas, Fidel Castro representa um obstáculo. A solução está num homem: Tom Jefferson, o assassino mais eficiente da América, que contratam para fazer o que a CIA não conseguiu. Mas Jefferson é movido por um sentimento mais poderoso do que qualquer contrato: o ciúme. E o seu alvo é o próprio presidente. Se Tom for bem-sucedido, vai mudar a História. Agora só a Máfia o pode parar... 
A CIA, o FBI, a Máfia, os anos dourados de Hollywood e J. F. Kennedy, o presidente mais carismático do século XX americano, num policial imperdível para todos os apreciadores de teorias da conspiração.

LIVROS - NOVIDADES



Alex Cross — A Caça (Vol.3)
James Patterson — Editora TopSeller
Novembro 2013

Uma cidade mergulhada no caos. Um assassino de uma crueldade assombrosa. Só um homem será capaz de o travar. O detective Alex Cross é chamado ao local do pior crime a que alguma vez assistiu. Uma família inteira foi assassinada de forma brutal e impiedosa, e uma das vítimas era uma antiga paixão sua. O mesmo tipo de crimes sucede-se, mantendo um padrão semelhante: a morte de famílias inteiras, cujos corpos são depois objecto de uma crueldade violenta. Alex Cross e a sua namorada actual, Brianna Stone, mergulham neste caso e enredam-se na teia do mortífero submundo de Washington DC. Aquilo que descobrem é tão chocante que mal conseguem compreendê-lo: os assassinos pertencem a um gang altamente organizado, encabeçado por um diabólico senhor da guerra conhecido como Tigre. Quando o rasto deste temível assassino desemboca em África, Alex sabe que tem de segui-lo. Desprotegido e só, Alex é torturado e perseguido pelo gang do Tigre. Conseguirá Alex caçar o seu inimigo, ou será ele próprio a caça?


Alex Cross — Perigo Duplo Vol.2 (Clicar)

James Patterson no Policiário de Bolso - Efemérides (Clicar)