30 de abril de 2013

LIVROS - NOVIDADES



O Verão dos Brinquedos Mortos
Antonio Hill  — Porto Editora
Abril 2013
 

Sinopse
O inspector Héctor Salgado está afastado do serviço há semanas quando lhe atribuem, extra-oficialmente, um caso delicado  o aparente suicídio de um jovem de boas famílias. À medida que Salgado penetra num mundo de privilégios e de abusos de poder, o caso, aparentemente simples, complica-se de forma inesperada, e o inspector terá de enfrentar não só esse mundo mas também o seu passado mais obscuro, que, no pior momento, volta para ajustar contas. Os sonhos, o trabalho, a família, a justiça e os ideais têm um preço muito alto, mas há sempre quem esteja disposto a pagá-lo.
 

LIVROS - NOVIDADES



O Redentor
Jo Nesbø  — Dom Quixote
Abril 2013
 
Sinopse
Oslo. Noite gelada. Quem se deslocou ao centro para as últimas compras de Natal faz uma pausa numa movimentada praça para ouvir o concerto de rua do Exército de Salvação, mas um súbito estrépito cala a música e um homem cai no chão atingido por um tiro à queima-roupa. O inspetor Harry Hole e a sua equipa têm pouco a que se agarrar para iniciar a investigação: não têm qualquer suspeito, não encontraram a arma do crime e desconhecem as motivações do criminoso. Mas é quando o assassino percebe que atingiu o homem errado que Harry Hole se começa a deparar com enigmas perturbadores. Depois de um perspicaz trabalho de investigação a equipa concentra-se num suspeito. Ferido, sem dinheiro, com seis balas apenas no carregador e sem sítio para dormir numa gelada cidade nórdica, o assassino desespera, mas nada o demove do seu único propósito: eliminar o seu alvo.

29 de abril de 2013

LIVROS - NOVIDADES



Se Pudesse Voltar Atrás
Marc Levy — Bertrand Editora
Abril 2013

 

Sinopse
Andrew Stilman, jornalista do New York Times, acaba de se casar. Na manhã de 9 de Julho de 2012, bem cedo, está a fazer jogging na margem do Hudson quando, de súbito, é violentamente agredido. Uma dor fulgurante atravessa-lhe o corpo e ele sente-se submergir num rio de sangue. Andrew perde os sentidos… e, ao recuperar a consciência, está a 9 de Maio de 2012.
Dois meses mais cedo, dois meses antes do seu casamento. A partir desse momento, Andrew tem 60 dias para descobrir o seu assassino, 60 dias para mudar o curso do seu destino. E, a partir de então, cada minuto conta…
A sua investigação leva-o numa viagem vertiginosa, de Nova Iorque a Buenos Aires, e até aos meandros dos momentos mais obscuros da ditadura argentina. Uma corrida contra o tempo, entre o suspense e a paixão.
 
Crítica
"Marc Levy é um contador de histórias notável." Le Parisien

"Um thriller fantástico, uma reflexão apaixonante sobre a força do destino." Metro
"Um mistério policial – e histórico – trepidante, repleto de personagens apaixonantes." France Soir

26 de abril de 2013

LIVROS - NOVIDADES

HOJE NAS LIVRARIAS
Colecção: Crime à Hora do Chá - Volume 1
Morte Na Aldeia
Caroline Graham Edições Asa (Clicar)
Tradução de Mário Dias Correia
Abril 2013
Sinopse
Badger’s Drift é a típica aldeia inglesa onde todos se conhecem e, aparentemente, nada acontece. Tem um vigário, um médico desastrado, umas quantas figuras excêntricas e uma solteirona amorosa, famosa pelas suas bolachas caseiras. Mas quando a velhinha morre subitamente, a sua melhor amiga não se conforma. Ela sabe que aquela morte não foi natural. O inspector-chefe Barnaby e o incansável sargento Troy não têm alternativa senão investigar. E o lado sombrio da pitoresca aldeia começa lentamente a ser revelado. Perante velhos ressentimentos e novas rivalidades, ódios intensos e paixões dissimuladas, Barnaby está cada vez mais alarmado. Infelizmente, um segundo e hediondo crime vai confirmar as suas piores suspeitas.
Morte na Aldeia foi considerado um dos 100 Melhores Policiais de Sempre pela Crime Writers’ Association.

LER EXCERTO (CLICAR)


Caroline Graham nas Efemérides do Policiario de Bolso (Clicar)

23 de abril de 2013

BIBLIOTECA FICCÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (99)

 
Volume 99 — (1976) Man Plus de Frederik Pohl
Frederik Pohl, norte-americano nascido em 1919, iniciou-se na Ficção Científica em 1939, assumindo-se com a mesma autêntica qualidade de escritor a de redactor, antologista, agente literário, crítico e editor. Nas diversas actividades exercidas no campo da Ficção Científica, foram-lhe atribuídos entre 1964 e 1986 vários grandes prémios: 6 Hugo, 2 Nebula, 2 Campbell, 2 Locus, 1 Apollo.1 H.G.Well, o Nacional Book Award, em 1993 foi distinguido com o título SFWA Grand Master e o reconhecimento mundial da sua contribuição no domínio da literatura fde ficção científica. Usou mais de uma dúzia de pseudónimos e escreveu em colaboração com outros escritores, designadamente C.M. Kornbluth.
 
Man Plus, vencedor do Nebula, decorre num mundo próximo, superlotado, onde a alimentação escasseia e os combustíveis começam a rarear, num mundo à beira de uma guerra atómica previsível se as condições humanas não se modificarem, a única alternativa parece ser a conquista e o povoamento de Marte, única parcela ainda livre. A partir de um homem, o mundo livre fabrica um ciborgue, um organismo cibernético metade homem, metade máquina, capaz de suportar, sem apoios externos, as condições do planeta. Homem Mais, não se parece com um homem, é um monstro na aparência, todavia, é um homem casado, apaixonado, a quem foram extraídos os órgãos essenciais, incluindo o sexo…
O drama do moderno super-homem.
 
 


Ficha Técnica
Homem Mais
Autor:Frederik Pohl
Tradução: Mª Teresa Pinto Pereira
Ano da Edição: 1987
Editora: Publicações Europa-América
Colecção: Livros de Bolso - Série Ficção Científica
Páginas: 188

22 de abril de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA


BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (98)

 
Volume 98 — (1975) The Female Man de Joanna Russ

 
Joanna Russ (1937-2011) é uma escritora norte-americana que ocupa um lugar na primeira fila dos autores da nova vaga americana.
Premiada com os três maiores prémios da Ficção Científica americana: Nebula, Hugo e Locus, têm uma prosa viva, vigorosa e ousada, e um estilo capaz de transmitir adrquadamente ideias e experiências.
Destaque para: Picnic on Paradise (1968), And Chaos Died (1970), We Who Are About To… (1977), The Two Of Them (1978).
 
The Female Man é um romance um tanto didático, astutamente pensado, de muitos recursos retóricos, a fim de evitar reacções instantâneas. É também uma das obras de Ficção Científica mais significativas da época de setenta.
Conta a história de três mulheres, que são uma só, vivendo três mundos, um dos quais um planeta habitado por um único género humano: o homem-mulher.
No último momento há um comum encontro com um personagem ainda mais incrível — Jael!
Tem-se criticado o livro que se diz escrito com cólera, vingança, etc., mas é de leitura indispensável…
 
 

21 de abril de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (97)
Volume 97 — (1974) The Dispossessed: An Ambiguous Utopia de Ursula K. Le Guin
(é o 2º livro do escritora incluído na Biblioteca, para informações sobre o autor e 1º livro clicar AQUI)

The Dispossessed: An Ambiguous Utopia, foi distinguido com os prémios Nebula, Hugo e Locus.
Anarres é o Planeta da Utopia. Em Anarres não há Estado com autoridade, só a organização que administra a produção. Não há dinheiro, cada um toma o que quer. Urras é um planeta que vive no totalitarismo; vivem no paraíso os que habitam os arranha-céus luxuosos, no inferno vivem aqueles que os alimentam, com o suor e a morte de muitos.
Shevek é o primeiro habitante de Anarres a chegar a Urras e é recebido no luxo, mas conhece a existência dos despojados e junta-se-lhes para a revolta

Ficha Técnica
Os Despojados I: Uma Utopia Ambígua
Autor: Ursula K. Le Guin
Tradução: Maria Freire da Cruz
Ano da Edição: 1983
Editora: Publicações Europa-América
Colecção: Ficção Científica Nº46
Páginas: 155
 
 
 
 
 
 
Ficha Técnica
Os Despojados II: Uma Utopia Ambígua
Autor: Ursula K. Le Guin
Tradução: Maria Freire da Cruz
Ano da Edição: 1983
Editora: Publicações Europa-América
Colecção: Ficção Científica Nº47
Páginas: 155
 

 

19 de abril de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (96)
Volume 96 — Rendez-Vous With Rama (1973) de Arthur C. Clarke
(é o 3º livro do escritor incluído na Biblioteca, para informações sobre o autor e 1º livro clicar AQUI e para o 2º livro clicar AQUI.

Rendez-Vous With Rama é uma das obras de Ficção Científica mais premiada em todos os tempos: prémios Hugo, Nebula, Jupiter, Locus e Memorial.
Em 2130 uma expedição terrestre é encarregada de tomar contacto com uma gigantesca nave espacial, que mede 50 Km de comprimento e 20 de diâmetro, à deriva no cosmos. Nada permite avaliar a sua origem e razões da viagem pelo espaço. Os terrestres penetram na nave para descobrir um mundo fascinante construído por uma civilização extragaláctica.
 
Ficha Técnica
Rendez-vous com Rama
Autor: Arthur C. Clarke
Tradução: Eurico da Fonseca
Ano da Edição: 1983
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta Nº317
Páginas: 201~
 
 
 
 
 
 

17 de abril de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (95)

 
Volume 95 — (1973) The Embedding
Ian Watson (1943) é um escritor britânico da pós new wave, formado em literatura inglesa pelo Balliol College de Oxford, leitor de inglês na Tanzânia e em Tóquio. A partir de 1969 começou a colaborar em diversas revistas, tendo publicado o seu primeiro livro The Embedding com êxito surpreendente. O escritor foi galardoado em 1985 com o Prémio Europeu de Ficção Científica pelo conjunto da sua obra, na qual se compreende: The Jornach Kit (1975), The Martian Inca (1977), Miracle Visitors (1978), The Gardens of Delight (1980) e Chekhov’s Journey (1983). The Jornach Kit recebeu o prémio da British Science Fiction Association e o Orbit Award.
Ian Watson vive em Gijón, Espanha, desde 2010.
 
The Embedding, vencedor do Campbell Memorial Award e do Prix Apollo de 1975 para o melhor romance publicado em França, é o primeiro livro do autor, escrito com rara habilidade e expressão linguística do mais elevado porte.
Debate-se o problema antropólogo e político quando se produz o primeiro contacto com uma cultura extraterrestre, a raça dos Sp’thra, vagabundos do Cosmo que percorrem o Universo em busca da Verdade Suprema. A entrada em contacto com a cultura terrena produz o choque político e psicológico entre duas mentalidades diametralmente opostas. A destruição da nave visitante para aproveitar os valiosos cérebros ali congelados é um dos episódios marcantes de uma novela original.
 

16 de abril de 2013

LIVROS - NOVIDADES

 
101 Lugares Para Ter Medo Em Portugal
(Mistérios e fenómenos inexplicáveis, encantamentos e maldições de um país assustador)
Vanessa Fidalgo — A Esfera dos Livros
Abril 2013
Sinopse
Em 2003, os actores interromperam espavoridos as gravações da telenovela O Teu Olhar. Estavam a ser atacados por forças sobrenaturais no castelo de Montemor-o-Velho. A 10 de outubro de 1982 um estranho fenómeno deixou a caseira da Quinta da Penha Verde, em Sintra, a tremer que nem varas verdes; uma verdadeira chuva de pedras caiu sobre a misteriosa quinta. Já se for à Serra da Estrela e visitar a Lagoa Escura vai poder ouvir falar do monstro que se esconde nas suas profundezas. Entre as aldeias de Lamas de Mouro e Cubalhão, perto de Melgaço, há um local que se chama Botas de Cubalhão, que fica numa encosta onde não existe mais nada além de uma pequena encruzilhada. Conta-se que nessa encruzilhada existe um lobo, capaz de engolir todo e qualquer homem que se aproxime dele pela calada da noite, seja novo ou velho, fraco ou forte! E tudo porque o povo se fartou de encontrar naqueles caminhos escuros, botas, sapatos, pedaços de vestuário e até bocados de pés, que deram nome ao lugar e muitos motivos à imaginação. Numa terra conhecida como Torre da Mesqueira, no concelho de Albufeira, há uma encruzilhada que assusta muito boa gente. Um ponto obscuro entre caminhos onde, segundo a voz do povo, aparecem fantasmas, almas penadas e até mulas sem cabeça! Em pleno centro histórico de Lisboa, situa-se o Páteo do Carrasco que herdou o nome de Luís Alves, o último carrasco de Portugal. Há quem garante que ainda se ouvem os seus urros e gritos. No Palácio de Seteais há quem não consiga dormir no quarto 18. Ainda hoje o Aqueduto das Águas Livres causa arrepios quando se pensa no que aconteceu há 150 anos atrás, altura em que Diogo Alves por lá andava a matar as suas vítimas. Depois do sucesso de Histórias de um Portugal Assombrado, em 4.ª edição, a jornalista Vanessa Fidalgo leva-nos a 101 lugares em Portugal onde é impossível não ficar arrepiado… Um mapa do medo, que percorre ruas, casas e paisagens, contando histórias dos lugares onde passamos todos os dias, mas que estão marcados por acontecimentos terríveis, sejam eles crimes, manifestações do sobrenatural ou simplesmente o fantástico e maravilhoso lendário popular onde não faltam bruxas, fantasmas e aparições. O medo, dizem, é o maior inimigo do homem…

15 de abril de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (94)
Volume 94 — (1972) Dying Inside de Robert Silverberg
(é o 1º livro do escritor incluído na Biblioteca, para informações sobre o autor e 1º livro clicar AQUI, para o 2º livro clicar AQUI)

Dying Inside é a história de um judeu, David Selig, culto, sobrevivente de uma revolução das flores, com possibilidade de telepatia — um telepata que recebe mas não emite. Tal dom não lhe facilita a vida. Não é fácil para um homem saber o que pensam os seus amigos, as suas amantes… Mas o dom tende a desaparecer, morrer dentro de si. Considerada a obra máxima do autor, a mais amarga, mais despojada de artifícios: uma confissão dirigida a quem a lê, solicitando na compreensão dos outros a que faltou a Selig para se aceitar a si mesmo.

Ficha Técnica
(Edição brasileira)
Uma Pequena Morte
Autor: Philip Robert Silverberg
Tradução: Ivanir Calado
Ano da Edição: ?
Editora: Editora 34
Colecção: Série Rama Nº2
Páginas: 224

13 de abril de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (93)

Volume 93 — To Your Scattered Bodies Go (1971) de Philip José Farmer
(é o 4º livro do escritor incluído na Biblioteca, para informações sobre o autor e 1º livro clicar AQUI, para o 2º livro clicar AQUI e 3ª livro clicar AQUI)
 
To Your Scattered Bodies Go foi distinguido com o prémio Hugo.
A humanidade é ressuscitada em massa e simultaneamente para junto das margens de um rio larguíssimo que rodeia um planeta. Não sabem o que ocorreu, porque estão ali, se estão no céu ou no inferno, se lhes foi dada outra oportunidade de viverem outra vida ou, simplesmente, são alvo de experiências extraterrestres.
Por ali passam todos os personagens, desde os reais como Mark Twain, Göring, ou imaginários, como Sherlock Holmes…
Um projecto fabuloso.
Imagem: http://coleccaoargonauta.blogspot.pt/

Ficha Técnica
Mundo Sem Morte
Autor: Philip José Farmer
Tradução: Eurico da Fonseca
Ano da Edição: 1979
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta Nº263
Páginas: 250