8 de janeiro de 2012

CAÇA AO TESOURO




A Extraordinária Caça ao Tesouro que lhe dá 50 000 € (The Great Global Treasure Hunt on Google Earth) começou no dia 1 de Setembro de 2011 e termina no próximo 31 de Março.
Uma verdadeira caça ao tesouro dos nossos dias em que a busca se faz pela observação atenta de uma imagem e a expedição no terreno não necessita de botas de montanha nem de equipamento especial, mas sim de um computador com o programa
Google Earth instalado.
A Extraordinária Caça ao Tesouro é um concurso à escala mundial, devidamente regulamentado e que conta com o apoio oficial do Google Earth. É também um livro em edição impressa e em versão electrónica. Em Portugal o livro foi editado pela
Booksmille e tem venda exclusiva na Fnac.
O livro tem 14 enigmas: 14 desenhos, 12 dos quais com um curto texto anexo. Cada imagem fornece pistas visuais que se ligam aos temas explorados pelo texto. Os vários enigmas sugerem locais, que devem ser pesquisados e identificados no Google Earth — podem ser um terreno, um rio, um edifício, um contorno, um padrão …
A solução desta caça ao tesouro resulta da decifração do conjunto dos 14 enigmas e uma única: as coordenadas de um local.
Os 50 000 € serão sorteados entre todos aqueles que enviarem a resposta do local correcto para
http://www.jointhetreasurehunt.com/ .
O autor do livro Tim Dedopulos publica semanalmente pistas extra no jornal The Telegraph que é também parceiro neste projecto global.
Em
Portugal a caça ao tesouro parece não ter entusiasmado os internautas, mas por todo o mundo multiplicam-se os fóruns (privados e abertos) onde discutem de forma arrebatada o texto do autor, os desenhos magníficos de Jonathan Lucas e se desmontam pistas reais, e imaginárias, até não restar mais nada.
Uma nota curiosa é que nos fóruns públicos ninguém parece interessado em ganhar o prémio, o que conta é o prazer de descobrir, de trocar impressões, de aprender e de partilhar.
É pena que em Portugal não tenha sido publicada a versão de luxo, que com o dobro do tamanho da versão normal, revela a verdadeira beleza e qualidade das ilustrações.
Anda por aí alguém a participar neste projecto?

Sem comentários:

Enviar um comentário